Os grandes fenômenos do mundo musical acabam tendo um grande impacto na vida das pessoas. Afinal de contas, a arte acaba sendo fundamental para que as pessoas tenham uma vida que vá um pouco além apenas da “sobrevivência”. E a música acabou se tornando, diante de todas as manifestações artísticas, uma das mais impactantes para os seres humanos.
Mas o cinema também acabou se consolidando como uma outra manifestação artística muito importante, andando de mãos dadas com as músicas. E os documentários acabam sendo uma forma das pessoas conhecerem, de uma forma mais aprofundada, como surgem as pessoas e os movimentos que impactam bastante a cultura da humanidade.
Confira alguns dos melhores documentários disponíveis sobre músicos e música:
Eu Sou: Celine Dion (2024) – Prime Vídeo
Celine Dion é uma das maiores intérpretes de todos os tempos, responsável por alguns dos grandes sucessos da música pop romântica. Mas a vida da artista acabou mudando completamente nos últimos anos a partir do diagnóstico de uma doença rara que acabou fazendo com que ela perdesse boa parte do seu alcance vocal, pelo qual se tornou bastante conhecida.
Este documentário, além de fazer uma revisita na sua carreira, também mostra a artista abordando este assunto sensível.
Summer of Soul (2021) – Disney+
Este documentário ganhou o Oscar no ano de 2022 e conta a história de um festival de jazz e soul que aconteceu em Nova York no mesmo período que Woodstock. Esse acabou se tornando um festival bastante importante para o movimento soul, mesmo que tenha acabado ficando menos conhecido do que Woodstock.
O filme consegue apresentar ao público algumas imagens muito interessantes, incluindo performances bastante raras de artistas como Stevie Wonder e Nina Simone.
Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story (2024) – Disney+
O grupo Bon Jovi também acabou se tornando um grande fenômeno, frequentemente apontado como um dos maiores representantes da música nos anos 80. Mas este documentário consegue ir um pouco além de ser apenas uma biografia destes importantes músicos.
Além de conseguir passar aos mais jovens uma boa noção de como era o mundo musical nos anos 80, o longa também acaba se aprofundando um pouco mais em questões sensíveis, que não eram muito mencionadas até o momento, como os problemas vocais que Jon Bom Jovi está enfrentando nos últimos anos.
The Beatles: Get Back (2021) – Disney+
Dirigido e produzido por Peter Jackson, este especial de 8 horas de duração acaba conseguindo um feito bastante importante: mesmo diante do vasto material que já foi produzido sobre Beatles, ele oferece uma humanização para estes que frequentemente surgem como os maiores fenômenos da música de todos os tempos.
Além de uma montagem que acabou sendo bastante elogiada pelos críticos por conseguir mostrar um lado diferente dos músicos, as imagens que foram recuperadas e tratadas para o digital são surpreendentes até mesmo para os fãs mais criteriosos da banda.
What Happened, Miss Simone? (2015) – Netflix
Mesmo sendo um documentário que já está se aproximando dos seus dez anos de lançamento, ele pode ser considerado como obrigatório para as pessoas que amam música, especialmente o jazz. Ele acaba retratando Nina Simone, que é considerada ainda uma das grandes referências para o gênero.
A cantora tinha alguns diferenciais que acabaram tornando ela única, tais como o timbre que não era encontrado em nenhuma outra artista e também o grande sucesso como compositora.
Wham! (2023) – Netflix
Mais um documentário da Netflix que retrata o surgimento de um dos maiores fenômenos musicais dos anos 80. Desta vez, temos a história do surgimento do surgimento de uma dupla formada por George Michael e Andrew Ridgeley.
O documentário é interessante para entender não apenas como o sucesso surgiu, mas também para ter uma ideia dos motivos que acabaram levando George Michael ao grande estrelato com sua carreira solo.
A Noite Que Mudou o Pop (2024) – Netflix
“We Are The World” acabou se tornando uma das músicas mais conhecidas de todos os tempos, especialmente sua gravação que reuniu algumas das maiores celebridades do planeta. Mas o que muitas pessoas não sabem é o que aconteceu para reunir tanta gente importante para gravar uma canção.
O momento é tão emblemático que teve seus bastidores retratados neste documentário, mostrando até mesmo algumas tretas que aconteceram.
Comentários (0) Postar um Comentário