Topo

5 dicas para preparar um bom café em casa

Comente

Existem algumas técnicas que podem melhorar imediatamente a qualidade do seu café, não importando o quão elegante (ou básico) seja sua máquina de café.

Aqui estão cinco dicas para tornar o seu café gotejante muito melhor.

5 dicas para preparar um bom café em casa

1. Comprar sementes de café fresco e integral

Uma xícara de café é tão boa quanto a semente com o qual você começa. Se você está comprando sacos de café em pó, está fazendo errado. Em vez disso, comece com grãos inteiros e frescos.

Veja também:

Há uma razão pela qual a maioria das empresas de café não fornece a data de quando o café foi torrado; o material que você encontra na prateleira da mercearia provavelmente está lá há meses. O café atinge o seu sabor máximo apenas alguns dias depois de ter sido torrado e deve ser consumido dentro de um mês a contar da sua data de assado.

Para encontrar café fresco, verifique os cafés locais. Alguns assm no local ou a fonte de torrefadores locais assamr em lotes menores, o que normalmente significa café mais fresco.

2. Armazene corretamente os beans

Armazene seu café corretamente e você manterá seu sabor fresco pelo maior tempo possível. Para manter o café que você compra fresco por mais tempo, verifique se você está armazenando-o corretamente. Enquanto um recipiente selado a vácuo com uma válvula unidirecional é recomendado por muitos, um frasco padrão será suficiente para a maioria das pessoas.

Se você tem vários frascos de pedreiro, não é uma má idéia mover o café para o frasco de tamanho mais adequado à medida que você passa por ele. Um jarro de tamanho quart com boca larga (946,35 mililitros) é perfeito para armazenar 340 gramas de café. À medida que for percorrendo a bolsa, você pode reduzir o tamanho do frasco a um frasco pequeno (473,18 mililitros) ou até mesmo usar potes de gelatina 118,29 mililitros para armazenar porções pré-pesadas.

3. Como e quando você prepara seu café?

Moer o seu café imediatamente antes de preparar o máximo de sabor. Especialistas dizem que o café começa a perder seu sabor 30 minutos depois de ter sido moído. Sendo este o caso, é melhor moer no local, pouco antes de preparar um pote.

O tamanho e a consistência da moagem também são muito importantes. Moa muito grossa e você terá um pote fraco de café. Moer muito bem e você vai extrair o café e vai amargo amargo. A maioria das cafeteiras de gotejamento exige uma moagem média a média-fina.

A menos que você queira gastar mais de R$ 300 em um moedor automático de qualidade, um moinho de mão manual é a maneira mais acessível de obter uma moagem agradável e consistente, embora exija uma pequena quantidade de trabalho manual. Os moinhos de lâmina também funcionam, mas produzem partículas de tamanho inconsistente, o que pode levar à extração excessiva.

4. O jeito certo de medir seu café

Meça café por peso em vez de volume. Fazer café melhor é eliminar variáveis, e uma maneira de fazer isso é usar a mesma quantidade de café por unidade de água a cada vez que você produz. Usar uma balança digital para medir leva apenas um segundo e permite que você compare melhor a quantidade de café e água usada a cada vez.

Idealmente, uma proporção de 1:20 (que é uma parte de café para 20 partes de água, ou cerca de 7,5 g de café para 150 mL de água) faz uma xícara de café bastante forte. Dito isto, algumas pessoas chegam a 1:14 ou tão baixas quanto 1:30. Cabe a você decidir o que é mais gostoso, o que é muito mais fácil de fazer (e replicar) depois de remover todas as suposições.

5. Prepare na temperatura certa

Muitas máquinas automáticas de gotejamento não atingem a temperatura ótima de fermentação. Outro passo que muitas cafeteiras automáticas pulam  a temperatura ideal. A temperatura de fermentação desejada para o café por gotejamento é entre 90 a 96 graus Celsius. Modelos mais novos e sofisticados às vezes têm um ajuste manual de temperatura, mas os fabricantes mais antigos e baratos não.

Para certificar-se de que sua cafeteira fica quente o suficiente, corra sem café no funil e use um termômetro para medir a temperatura. Se você puder, tente medir a têmpera




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: