Topo

Lou Reed, fundador do Velvet Underground, morre aos 71 anos

Publicidade
Comente

No último final de semana o mundo da música, especialmente os artistas que são ligados ao Rock, ficaram de luto. Lou Reed, fundador do Velvet Underground, morreu no último domingo, dia 27 de outubro, quando estava com 71 anos de idade. A notícia foi confirmada por um profissional e amigo próximo ao músico. A causa da morte teria sido em decorrência de uma doença hepática. No mês de abril deste ano o cantor passou por um transplante de fígado.

lou-reed-morre-aos-71-anos

A operação foi feita em Ohio. O médico que atendeu o músico e que foi o responsável por todo o acompanhamento feito desde quando os problemas apareceram, declarou para a imprensa que nos últimos dias Lou Reed acabou retornando para o hospital após o seu quadro, que estava estável, piorar. No hospital, o músico teria recebido a notícia de que o transplante não teria resolvido o problema e que a doença estava em um estágio terminal. Quando recebeu esta informação, o músico teria decidido retornar para a cidade de Nova York.

Publicidade

O médico declarou ao jornal The New York Times que o músico teria escolhido morrer em casa, com as pessoas que mais amava ao seu redor, e assim aconteceu. Ele não queria passar os seus últimos dias internado em uma clínica ou um hospital. O médico declarou também que a equipe tentou tudo que estava ao seu alcance, mas que a doença não havia recuado.

O músico consumia excessivamente álcool até os 50 anos de idade. A partir da década de 80 Lou Reed decidiu largar todo o tipo de bebida e viver uma vida sóbrea. Também passou a praticar Tai Chi, uma arte marcial conhecida principalmente também pelo estado de meditação que costuma proporcionar aos seus praticantes. O médico declarou que Lou se apoiou muito na prática destes exercícios para conseguir continuar lutando contra a doença, e fez os exercícios até o seu último dia de vida.

Na época da sua cirurgia, assim que deixou o hospital, Lou Reed postou uma mensagem para os seus fãs através do seu perfil na rede social: “Eu sou um triunfo da medicina moderna, física e química, sou maior e mais forte do que nunca. Meu tai chi e minha saúde têm me servido bem todos esses anos, graças ao Mestre Ren Guang-yi. Estou ansioso para voltar aos palcos, tocando e escrevendo mais músicas para me conectar com seus corações e espíritos”, disse ele na época.

Publicidade

Lou Reed é conhecido como o pai da atual música alternativa e foi eleito pela revista Rolling Stone como o 81º melhor guitarrista de todos os tempos. A primeira banda fundada pelo músico foi a Velvet Underground em 1964 junto com John Cale, com quem chegou a morar junto. A banda acabou sendo um fracasso em termos de vendas mas acabou entrando para a história como uma das mais influentes entre diversos músicos da geração atual, especialmente das vertentes do rock e do punk.

O disco mais emblemático é The Velvet Underground and Nico, lançado em 1967 com a imagem de uma banana na capa, desenhada pelo artista Andy Warhol. Produzido pelo artista Andy Warhol The Velvet Underground & Nico foi divisor de águas com o tempo. O som ficou mais corrosivo e barulhento com o segundo disco White Light/White Heat

Lou Reed seguiu carreira solo por um bom tempo e uma das suas músicas mais conhecidas acabou sendo Walk on the Wild Side, no disco Transformer de 1972.

Lou Reed também era conhecido por lançar produtos que iam realmente contra todos os preceitos comerciais. Um dos seus discos lançados na década de 70 tinha apenas quatro músicas, sendo que cada faixa tinha em média 15 minutos, sem nenhum vocal e com muitas distorções de guitarra.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: