Topo

5 coisas que fazem sua pele “cair” mais rápido

Alguns hábitos do dia a dia podem fazer com que o colágeno acabe se esgotando mais rapidamente.
Publicidade
Comente

Uma das principais reclamações que as pessoas que vão envelhecendo e que está diretamente relacionada com a aparência é a falta de firmeza da pele de uma forma geral. Essa acaba sendo uma reação normal do corpo, que com o passar do tempo vai dando os sinais de envelhecimento, que se traduzem de diversas formas, incluindo um aspecto de falta de firmeza. 

5 coisas que fazem sua pele “cair” mais rápido

E isso acontece especialmente em virtude da perda de uma substância que acaba sendo bastante importante na manutenção dos aspectos visuais de uma forma geral, que é o colágeno. De acordo com as pesquisas cientificas e médicas que são feitas sobre o tema, a partir dos 25 anos de idade as pessoas costumam perder 1% de colágeno a cada ano que passa. 

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína que é encontrada na composição estrutural dos tecidos conjuntivos de uma forma geral, incluindo tendões, ligamentos, ossos e também as articulações. Ele conta com 19 tipos diferentes de aminoácidos na sua composição, incluindo oito aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina e valina.

Publicidade

Mas o corpo não consegue produzir, por conta próprio, estes aminoácidos que se tornam a base para a construção do colágeno. Desta forma, ele depende dos alimentos que são consumidos e que acabam se tornando fontes importantes destes itens como aves, ovos, laticínios, soja, quinoa e trigo sarraceno, que fornecem as proteínas

O colágeno também é um tipo de proteína que pode acabar sendo reproduzida em laboratório, o que faz com que ele seja utilizado de uma forma bastante constante nos mais variados tipos de produtos que são feitos para tratamentos de beleza e estéticos de uma forma geral. 

Como se perde colágeno?

Naturalmente as pessoas acabam perdendo colágeno com o passar do tempo, já que o avançar da idade vai fazendo com que as pessoas percam a capacidade de produzir esta proteína naturalmente. Mas também existem diversos outros aspectos que acabam sendo considerados importantes e que impactam diretamente na produção de colágeno.

Publicidade

Portanto, determinados hábitos podem acelerar este processo, fazendo que a pele acabe perdendo o aspecto de firmeza, característico da juventude, mais rapidamente. Confira alguns destes hábitos:

Muita exposição aos raios solares

As pessoas que acabam ficando muito expostas aos raios solares acabam estando mais propensas a perda de colágeno. São diversas as condições que acabam sendo agravadas a partir do momento que as pessoas deixam de ter os devidos cuidados com os raios UV, mas a perda de colágeno está entre as consequências. Portanto, além da pessoa ficar com um aspecto de pele mais ressecado e aumentar as chances de desenvolver câncer de pele, a exposição aos raios UV também reduzem bastante as produções de colágeno.

Fumar

O fumo também acaba causando uma série de males para as pessoas de uma forma geral, sendo que estas condições acabam sendo de conhecimento de todo mundo. E uma das consequências do hábito do tabagismo acaba sendo a perda de colágeno, que faz com que a pele fique menos firme. Isso acontece em virtude da grande quantidade de toxinas e substâncias presentes dentro de um cigarro.

Comer muito açúcar

O açúcar, mesmo que seja bastante necessário para manter uma série de coisas funcionando dentro do nosso organismo, inclusive por ele ser uma importante fonte de energia, também pode trazer malefícios para a aparência de uma forma geral quando consumido em excesso. Ele aumenta o processo de envelhecimento chamado de glicação, pois o açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, fazendo com que elas percam a elasticidade, o que torna a pele mais flácida e enrugada.

Não dormir bem

Manter uma rotina de boa qualidade de sono também acaba sendo importante para aspectos da beleza, além de uma série de outros bens que o hábito promove na saúde. Pesquisas indicam que noites mal dormidas acabam tendo uma ligação direta com o déficit na produção de colágeno.

Se estressar

O estresse também acaba tendo um papel importante nestas questões. Ele faz com que o organismo aumente a produção do chamado cortisol, hormônio que quebra o colágeno e a elastina da pele, fazendo com que os sinais de envelhecimento apareçam mais rápido. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: