Topo

1º álbum do Red Hot Chili Peppers completa 30 anos! Relembre todos e a trajetória da banda

Notícias, músicas novas e shows estão aqui, no ClickGrátis! 1º álbum do Red Hot Chili Peppers completa 30 anos! Relembre todos e a trajetória da banda
Publicidade
Comente

Nesse último domingo, dia 10 de agosto, a banda Red Hot Chili Peppers comemorou 30 anos do lançamento de seu primeiro disco. A seguir você poderá conferir a trajetória dessa banda, que nas ultimas década se tornou uma das mais influentes principalmente por misturar ritmos como rock e funk, além de utilizar elementos do rap e do punk rock.

1º álbum do Red Hot Chili Peppers completa 30 anos! Relembre todos e a trajetória da banda

1º álbum do Red Hot Chili Peppers completa 30 anos! Relembre todos e a trajetória da banda

Formação original de Red Hot Chili Peppers

Cerca de um ano e meio antes do lançamento de seu primeiro disco, o Red Hot Chili Peppers esboçava os primeiros passos que os lançaria no universo da fama.

Publicidade

Tudo começou quando quatro estudantes e companheiros de escola em Los Angeles decidiram formar um grupo musical, que por sua vez ficou aclamado como ‘Tony Flow and the Majestic Masters of Mayhem’. A formação original do grupo era composta pelo baixista Flea, o vocalista Anthony Kiedis, o baterista Jack Irons e o guitarrista Hillel Slovak.

O primeiro show do grupo aconteceu em Rhythm Lounge, Hollywood, o público presente, no entanto, não era dos mais animadores, apenas um seleto grupo de aproximadamente 30 pessoas acompanhou a apresentação. Apesar do modesto público, a banda agradou, começando ali a ganhar fama, sendo posteriormente convidada para tocar em diversos clubes de Los Angeles. Em pouco tempo, o nome do grupo mudou para Red Hot Chili Peppers.

Primeiro Álbum

Na primeira metade dos anos 80, mais precisamente em 1983, Lindy Goetz, que agenciava os ‘garotos’ do ‘Red hot’, conseguiu fechar um acordo com a gravadora EMI, o que representaria o primeiro grande passo para que a banda viesse a conquistar o sucesso global. Ao todo, foram sete discos gravados em parceria com a EMI ao longo da história. O primeiro álbum da banda foi lançado no dia 10 de agosto de 1984 com o título “The Red Hot Chili Peppers”.

Primeiro videoclipe do “Red Hot Chili Peppers”

Publicidade

O primeiro videoclipe da banda foi lançado juntamente com o disco de estreia. A faixa escolhida pra estrear a produção foi “True Men Don’t Kill Coyotes”. Se por um lado o esforço conjunto entre gravadora, banda e representantes dos artistas não foi suficiente para fazer o álbum ‘The Red Hot Chili Peppers’ ser bem recebido pela crítica, por outro, o clipe exibido na MTV ajudou a banda a conquistar seus primeiros fãs massivos.

Freaky Styley

Depois de uma mega turnê de 64 dias, na qual a banda fez 60 shows [ainda no ano de 1984], a banda acabou excluindo o guitarrista Jack Sherman, abrindo oportunidade para Hillel Slovak voltar a tocar na banda em 1985, sendo este o responsável por compor o conjunto de cordas no segundo álbum intitulado “Freaky Styley”, lançado em 16 de agosto do mesmo ano.

Fight Like a Brave

O terceiro disco da banda intitulado de ‘The Uplift Mofo Party Plan’ foi lançado em 29 de setembro de 1987. Esse foi o único disco gravado em estúdio que teve a formação original do grupo, já que o baterista Jack Irons também deixou sua banda para voltar ao ‘Red Hot’.

O terceiro disco ficou marcado pelo fato de Anthony Kiedis e Hillel Slovak terem se afundado de vez no mundo das drogas, segundo boatos, os dois mal conseguiam ficar em pé no estúdio para gravar, em função do uso excessivo de heroína. Apesar das condições da gravação, o disco fez mais sucesso que os dois primeiros.

Morte de Hillel Slovak

No ano de 1988, mais precisamente no dia 25 de junho, o guitarrista Hillel Slovak veio a óbito depois de sofrer uma overdose de heroína. Com a morte do amigo, Jack Irons decidiu deixar a banda novamente.

Nova formação do Red Hot Chili Peppers

Com a morte de Hillel Slovak e a saída de Jack Ironst, entraram pra banda o guitarrista John Frusciante e o baterista Chad Smith.

Mother’s milk

No dia 16 de agosto de 1989, o quarto disco da banda foi lançado. Com o título de ‘Mother’s Milk’, o disco se tornou um marco na história do ‘Red Hot Chili Peppers’. De acordo com a crítica, a entrada do guitarrista John Frusciante atribuiu ênfase maior à melodia em detrimento ao ritmo, o que acabou elevando o nível musical do grupo.

Hollywood rock

Após um período de cerca de quatro anos de idas e vindas com trabalhos consideráveis, John Frusciante deixou a banda no dia 7 de maio de 1992 por não saber lidar com o sucesso, sendo substituído por Arik Marshall, dois meses depois. Em janeiro de 1993 a banda tocou em São Paulo e no Rio de Janeiro na edição grunge do Hollywood Rock.

Dave Navarro

Em setembro de 1993 o guitarrista Arik Marshall foi substituído por Jesse Tobias, que por sua vez, deixou a banda um mês depois. Com a saída de Jesse, quem assumiu a guitarra da banda foi Navarro, responsável por mudar totalmente a sonoridade da banda, deixando-a menos funk e mais heavy metal.

One Hot Minute

No ano de 95 a banda lançou ‘One Hot Minute’, o disco levou dois anos para ser gravado pelo fato de Anthony Kiedis ter tido uma recaída depois de cinco anos sem usar drogas. O clipe da canção do álbum intitulada de ‘Warped’, gerou grande polemica à época por mostrar Kiedis e Navarro esboçando um beijo na boca.

A volta de Frusciante

Em abril de 1998, ocorreu a demissão de Navarro, que consequentemente culminou na volta de John Frusciante à banda.

Carlifornication

Com a volta de Frusciante a banda lançou em junho de 1999 o álbum ‘Californication’, que veio a se tornar o disco mais bem-sucedido da banda do ponto de vista comercial. O álbum vendeu mais de 33 milhões de cópias.

2002 – 2009

Depois de ‘Californication’ a banda seguiu um rumo moderado com os álbuns ‘By the Way’, lançado em 2002 e o duplo ‘Stadium Arcadium’, lançado em 2006.

I’m with You

Depois de um tempo de calmaria e com a nova saída de John Frusciante, a banda retornou às atividades com o guitarrista Josh Klinghoffer, lançando em agosto de 2011 o álbum “I’m with You”. Até o mês de junho desse ano a banda chegou a realizar novos shows, no entanto, para os próximos dias não há apresentações confirmadas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: