Topo

Quantas vezes é recomendado lavar os cabelos na semana?

Comente

O banho é um hábito diário, isso ninguém pode negar. Essa acabou se tornando uma mudança fundamental durante os processos de evolução da humanidade, inclusive que ajudou a aumentar a expectativa de vida. Mas especialistas afirmam que nem todas as partes do corpo devem ser levadas todos os dias. 

Lavar os cabelos, especialmente para as mulheres que possuem os fios mais compridos e em abundância, pode acabar sendo considerado como um tiro pela culatra. Em termos de rotina, a grande maioria das pessoas acabam lavando utilizando shampoo e condicionador. E mesmo que os produtos sejam feitos para uso diário, nem sempre isso deve ser feito. 

Quantas vezes é recomendado lavar os cabelos na semana?

Os especialistas, na sua grande maioria, afirmam que não existe uma regra fechada e que vale para todo mundo quando o tema é quantidade de vezes que o cabelo pode ser lavado ao longo da semana. A quantidade de dias vai depender do tipo dos fios e do couro cabeludo que o paciente possui.

Veja também:

Portanto, essa pode ser uma análise feita por profissionais da área médica. 

De uma forma geral, os especialistas defendem que lavar os cabelos todos os dias não faz mal, mas o problema é não ter um cuidado em relação a temperatura da água utilizada e também dos produtos. 

A água aquecida pode causar a inflamação do couro cabeludo, chamada de dermatite seborreica; o uso demasiado de shampoos de tratamento - como aqueles com agentes seborreguladores - ressecam e causam o efeito rebote do couro cabeludo; e dormir com os fios molhados ou úmidos pode desencadear alguns tipos de micoses

Para não errar, os especialistas recomendam que, nos dias mais frios do ano, quando a pessoa possui cabelos muito longos, o ideal é lavar os cabelos em dias alternados, tentando não utilizar uma água muito quente diretamente em contato com o couro cabeludo. Já nas estações mais quentes do ano, o ideal é que os cabelos sejam lavados diariamente, com a água mais fria. 

Uma dica interessante para não prejudicar a qualidade dos fios de cabelos é escolher produtos que não sejam tão agressivos, evitando os shampoos que possuem quantidades excessivas de sulfatos. Se necessário, intercale com shampoos específicos para casos clínicos - como dermatite seborreica, couro cabeludo oleoso, couro cabeludo sensível, entre outros. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: