Topo

Persiana: confira dicas de como escolher corretamente

Saiba como definir as cortinas mais adequadas para o seu espaço.
Publicidade
Comente

As cortinas sempre foram consideradas como itens fundamentais e muito importantes para os interiores das casas. Afinal de contas, elas acabam tendo como principal missão controlar a luminosidade que chega nos espaços através de janelas e portas que tenham superfícies transparentes, como as feitas de vidro. 

Persiana: confira dicas de como escolher corretamente

Durante muito tempo as cortinas eram feitas apenas com tecidos, mas com o passar dos anos foram sendo lançadas cortinas com modelos feitos de outros materiais e com algumas mudanças na sua estrutura. As persianas acabaram se tornando muito procuradas para conseguir controlar, de uma forma mais efetiva, a luminosidade, além de trazer uma maior resistência. 

Para conseguir os melhores efeitos com as persianas, confira algumas dicas que vão ajudar a escolher os melhores modelos e também os melhores tecidos.

Entendendo o efeito da iluminação no ambiente

Publicidade

Antes de mais nada, a quantidade de luz que entra em um determinado ambiente vai definir o tipo de persiana que acaba sendo mais interessante para que as pessoas consigam ter um maior conforto cm um filtro nos raios solares que entram. 

A orientação solar da janela indica o ângulo em que ela está em relação ao movimento do sol e determina a quantidade de luz do sol que o ambiente recebe ao longo do ano.  As janelas que ficam para o Norte, por exemplo, normalmente são aquelas que recebem mais quantidade de luz, enquanto as que ficam direcionadas para o Sul recebem menos. 

Principais modelos de persianas 

Persiana horizontal – Este é um dos modelos considerados como mais comuns e que acabam sendo formados basicamente por lâminas. Em termos de materiais, normalmente elas acabam sendo feitas com PVC ou de alumínio. Em alguns casos, também pode ser encontrada de madeira. Ela geralmente vaza uma determinada quantidade de luz em função da forma como as lâminas se sobrepõem. 

Publicidade

Persianas do tipo Rolô – Já essas persianas acabam sendo formadas por um tecido basicamente único. Ela é muito prática e consegue ser instalada em qualquer lugar, já que a partir do momento que ela for recolhida fica no formato de um pequeno rolo na parte superior da janela. Ela pode ser encontrada em diversos tipos de tecidos, sendo que cada um deles é mais recomendado para uma determinada quantidade de incidência de luz. 

Persiana do tipo Romana – Um outro modelo de persiana que também abre apenas no sentido vertical. Mas, diferentemente do modelo anterior, ela é formada por gomos horizontais. O caimento, de uma forma geral, acaba sendo muito parecido com os das cortinas de tecido, o que faz com que essa escolha seja mais interessante para quem busca este estilo mais clássico.

Persiana do tipo Painéis – Essa é uma persiana que não pode ser recolhida, o que torna ela diferente da grande maioria dos outros modelos. Ela é feita sempre com um tecido fixo e único, como uma espécie de pano. Mas ela pode ser movimentada para os lados a partir da instalação de trilhos. 

Principais tipos de materiais de persianas

PVC – Este costuma ser o material mais barato encontrado nas persianas e também é aquele que apresenta um custo de manutenção mais baixo, além de ser muito mais simples em função da limpeza. Ele consegue oferecer uma certa dose de conforto e um bom acabamento para a grande maioria dos ambientes.

Alumínio – Já essa acaba sendo uma das escolhas mais interessantes para espaços e salas comerciais. Ele traz um aspecto mais frio para a decoração de uma forma geral, e também amassa com uma certa facilidade. 

Tecido – Existem persianas que também acabam sendo feitas basicamente de tecidos, sendo que o poliéster é um dos mais comuns. Ele é resistente e também costuma ter pouca absorção de água. Costuma ser encontrado com bastante frequência como material base de modelos blackout.

Madeira – As persianas que acabam tendo como base a madeira costumam ser aquelas que possuem um custo mais elevado de mercado. Mas ela acaba oferecendo um impacto estético muito interessante e diferenciado. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: