Topo

9 fatos curiosos que você provavelmente não conhecia a respeito das unhas

Comente

No que diz respeito à beleza, as unhas estão entre as partes que mais recebem atenção, seja da parte dos homens ou das mulheres. Isso porque a maioria das pessoas gosta de ver uma mão bem cuidada e com unhas aparadas e limpas.

O motivo é simples: de modo geral, quando uma pessoa não tem muito cuidado com as unhas, acaba passando a impressão de desleixo consigo mesma. Mas saiba você que as unhas não servem apenas para trazer mais beleza ao corpo. A verdade é que elas também servem como sinal do corpo para indicar que algo não vai bem. A seguir você confere uma lista com detalhes sobre essas e outras curiosidades que as unhas reservam. Veja!

Curiosidades inusitadas a respeito das unhas

9 fatos curiosos que você provavelmente não conhecia a respeito das unhas

Diferenciação

A unha é o que separa os humanos de outros mamíferos. No grupo (dos mamíferos), apenas os humanos e os primatas têm unhas. Os demais exibem garras, que são necessárias para suas tarefas diárias.

Crescimento

Veja também:

Você sabia que as unhas das mãos crescem aproximadamente 3,5 milímetros por mês? Porém esse crescimento pode variar de acordo com os dedos. Exemplo disso é que a unha do dedo médio possui um crescimento mais rápido, enquanto a do polegar cresce mais devagar. Outra curiosidade é que as unhas tendem a crescer mais durante o verão, sendo que nas mãos isso acontece de maneira mais rápida que com as unhas dos pés.

Unhas masculinas

Outra curiosidade sobre as unhas é que a dos homens crescem mais do que das mulheres. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, as unhas dos homens crescem mais rapidamente do que as das mulheres, porém, isso muda durante a gravidez, período em que as unhas femininas crescem mais rápido.

Cortes

De acordo com especialistas, cortar as unhas frequentemente as ajuda a crescer. Por isso se deseja unhas longas e saudáveis, procure sempre cortas as pontinhas para que cresçam mais rapidamente, assim como os cabelos, pois elas também são feitas de queratina, proteína dos fios de cabelo.

Manchas

Diferente do que os antigos diziam, as manchas brancas não significam falta de cálcio. Sim, as unhas podem dar sinal de que algo não vai bem com o corpo, indicando até deficiência de cálcio e outras doenças. Só que essas manchinhas não são sinal de falta de cálcio, na verdade elas podem ser apenas devido a algum trauma causado na raiz das unhas.

Água

Para se ter unhas saudáveis e bonitas é necessário ingerir muita água. Isso porque, quando há falta de água no organismo, o volume de sangue diminui e dessa forma as vitaminas e os minerais demoram mais para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por isso mantenha o corpo hidratado se deseja ter unhas, pele e cabelo bonito.

Cutícula

Como muitos sabem, a cutícula é uma proteção das unhas, por isso não é aconselhável removê-las na hora de ir à manicure. O hábito de cortar a cutícula pode ser substituído por hidratação diminuindo o aspecto dela.

Roer unhas

Esse é um dos hábitos muito comuns em pessoas ansiosas e nervosas. Mas de acordo com Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Transtornos Mentais, esse hábito é conhecido como onicofagia, que atinge cerca de 50% das crianças entre 10 e 18 anos.

Cortar as unhas

Há quem acredite que cortar as unhas à noite traz má sorte. Mas na verdade isso não passa de superstição, pois os cuidados das unhas pode ser feito em qualquer horário, o importante é cuidar e deixá-las apresentáveis.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: