Topo

6 dicas imperdíveis para amenizar o problema das pontas duplas dos cabelos

Comente

O cuidado com os cabelos é uma das grandes prioridades da ala feminina, afinal, as famosas pontas duplas (e também as triplas, quádruplas e afins) fazem parte da lista de incômodos que aterrorizam a maioria das mulheres diante de um mínimo descuido.

Para compreender o porquê disso, é preciso partir do princípio de que o cabelo é dividido em camadas de dentro para fora, que são divididas em medula, cortex e cutículas, estas por sua vez unidas e seladas por proteínas e pela gordura natural dos fios.

Quando há danos externos causados por tratamentos químicos, secadores, chapinhas ou mesmo o sol, as proteínas são destruídas e isso resulta na abertura das referidas camadas, o que acaba deixando exposta a estrutura interna dos fios.

Infelizmente a melhor opção para reparar de uma vez esse estrago é a tesoura, mas como o corte pode ser uma atitude bem radical para muita gente, existem soluções que embora não resolvam definitivamente o problema, podem disfarçá-lo ou mesmo evitá-lo no futuro. A seguir você confere uma lista com algumas dicas nesse sentido.

Veja cuidados para amenizar o problema de pontas duplas

Tratamentos em salão

Tratamentos em salão

Mulheres que não abrem mão de chapinhas, secadores, progressivas e outros tratamentos químicos, precisam recorrer a procedimentos específicos realizados em salões de beleza para evitar o aparecimento de pontas duplas.

Entre os melhores tratamentos para se fazer no salão estão aqueles que têm como objetivo reconstruir a massa capilar, a lista inclui a cauterização e a reconstrução capilar.

Leia também:

Hidratação caseira

Hidratação caseira

E vale dizer que não adianta muito fazer tratamento no salão e em casa deixar de dar a devida atenção aos cabelos. Os fios ressecados e propensos à formação de pontas duplas precisam ser hidratado a cada quinze ou trinta dias, enquanto os que possuem química nos cabelos demandam hidratações ainda mais frequentes.

Vale dizer que a hidratação devolve a gordura aos cabelos, enquanto a cauterização reconstrói as proteínas dos fios.

Corte de cabelo sem mexer no comprimento

Corte de cabelo sem mexer no comprimento

Tudo bem que falamos que o corte de cabelo pode ser uma opção para algumas pessoas, mas, isso não quer dizer que não valha a pena testar algumas mudanças no conceito.

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de cortar os cabelos por medo de diminuir o tamanho dele, por exemplo, saiba que é possível cortar os fios sem abrir mão do comprimento.

Se a tesoura for posicionada paralela aos fios a tendência é que o corte acabe diminuindo as pontas duplas sem retirar muito do comprimento. Tudo vai depender da quantidade de pontas duplas existente no cabelo.

Corte minucioso

Corte minucioso

Seguindo ainda na ideia de corte, vale dizer que alguns salões realizam o corte remake, que elimina apenas as pontas danificadas de qualquer tipo de cabelo. Esse corte também foi criado para mulheres que desejam eliminar o problema sem mexer no comprimento dos fios.

Ele é feito com os cabelos secos e utiliza uma tesoura bem afiada. Para garantir que sejam eliminadas apenas as pontas duplas, o profissional faz uma espécie de trancinha e elimina apenas as pontas detonadas ao longo dos fios.

Produtos que selam os fios temporariamente

Produtos que selam os fios temporariamente

E as pontas duplas também podem ser seladas temporariamente, mas elas não podem mais ser regeneradas definitivamente.

Os produtos mais modernos encontrados no mercado para esse objetivo carregam em sua composição o polímero e ainda propriedades que acabam resultando na formação de um gel, capaz de disfarçar temporariamente os fios danificados. Vale dizer que esse tipo de produto tende a sair à medida em que o cabelo é lavado.

Finalizador com silicone

Finalizador com silicone

Os silicones também ajudam a disfarçar as pontas duplas, pois agem como uma cola unindo as escamas das cutícula. Se usados após a escova, os finalizadores de silicone podem formar uma barreira protetora contra os frizz.

Mas vale ressaltar que o silicone não é hidratante e nem funciona como tratamento, pelo que, se for usado antes da chapinha poderá fritar os fios, tornando a aparência ainda pior.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: