As tatuagens estão cada vez mais populares entre pessoas de diferentes tipos de gostos. Mesmo aquelas que nunca haviam pensado em fazer um destes desenhos no corpo hoje em dia já pensam em forma de criar estas marcas, que acabam fazendo com que a pessoa consiga expressar um gosto seu na pele.
O processo é considerado doloroso por algumas pessoas, mas outras acabam alegando não sentir muito incomodo no momento em que a tatoo está sendo feita, e isso está diretamente relacionado a capacidade de administrar a dor, bem como o nível de sensibilidade na pele que as pessoas sentem.
Para que a tatuagem seja feita, a tinta acaba sendo injetada, através de microagulhas, entre a camada mais exposta da pele, que é chamada de epiderme, e o início da camada intermediária, chamada de derme. O processo vai sendo feito a partir de pequenas perfurações, para que a tinta vá sendo injetada e o desenho vá sendo formado. Por isso, mesmo que seja algo controlado, o processo de fazer uma tatuagem é realizado a partir de um tipo de ferimento causado no corpo.
Por isso, como parte do processo de recuperação e de consolidação da tatuagem existe um processo de cicatrização, no qual a pele vai se recuperando, mas acaba mantendo a tinta que foi aplicada. Com isso, quando isso acontece da forma correta, as pessoas acabam recuperando completamente a camada da pele onde a tatoo foi feita, e o desenho permanece da forma como foi feito.
Este processo de recuperação, para que ele aconteça da forma correta, exige alguns cuidados importantes.
Não use água quente e evite contato com tecidos
Como a região onde a tatuagem é feita acaba ficando muito sensível depois do procedimento, é muito importante que as pessoas evitem aplicar ali água muito quente, pois qualquer temperatura acima da média pode causar a sensação de queimadura, já que a pele está exposta. Além disso, também é recomendado não deixar a área da tatuagem em contato direto com tecido.
Utilize sabonete antisséptico
Também é importante cuidar para que essa parte da pele acabe não sofrendo com ação de possíveis bactérias, que podem adentrar na pele de uma forma mais fácil enquanto que não houver um processo de cicatrização por completo. Por isso, é muito importante higienizar o local com sabonete antisséptico.
Cuidado com praias e piscinas
Também não é nada recomendado para as pessoas que recentemente fizeram uma tatuagem submergir esta parte do corpo em águas de praias, lagoas, cachoeiras e piscinas, pois estes locais costumam ter uma grande quantidade de bactérias, que acabam sendo controladas apenas em virtude da nossa camada de pele estar intacta. No caso das piscinas, os produtos que são utilizados para controlar a limpeza da água também acabam se tornando muito abrasivos para uma pele que está mais sensível.
Não exponha a região da tatuagem a luz solar direta
A mesma lógica da água quente também acaba servindo para a luz solar direta, uma vez que ela acaba tendo uma alta temperatura que é sentida especialmente nas partes mais sensíveis do corpo. Por isso, está entre as recomendações pós-procedimento de tatuagem que a pessoa proteja a área, especialmente com a utilização de produtos que tenham fatores de proteção mais elevados.
Hidrate sempre que surgirem as casquinhas
Durante o processo de recuperação da pele, acaba sendo esperado que a área se torne um pouco mais ressecada, já que existe todo um trabalho de renovação que vai removendo a camada mais machucada externa e substituindo por células novas. Para que este procedimento aconteça de uma forma mais efetiva, é muito importante manter uma rotina de hidratação, especialmente quando as casquinhas começarem a surgir.
Cuidado com a alimentação
A alimentação também pode acabar interferindo na forma como o corpo vai conseguir se recuperar de um procedimento como a tatuagem. Neste caso, existem algumas dicas que podem ajudar no metabolismo, fazendo um trabalho de dentro para fora, como evitar o consumo de alimentos como carne de porco, linguiça, salame, refrigerante, frituras no geral, doces, que são basicamente os que possuem excesso de gordura e açúcar.
Comentários (0) Postar um Comentário