Topo

Confira algumas curiosidades sobre a Acrópole de Atenas

5.00 / 5 - 1
Comente

Acrópole, traduzida do grego antigo significa cidade alta. E fica lá no alto da atual Atenas as ruínas mais incríveis da antiguidade clássica grega. Mesmo sendo uma das mais famosas de todas, ela não é a única de todas as acrópoles da Grécia antiga, existem diversas outras. Há ainda outros exemplos na redondeza, como por exemplo Argos, Tebas, Corinto e diversas outras.

Essas cidades são construídas como um grande centro da vida e da cultura local, e contavam com uma estrutura bastante complexa e resistente, tanto que estão de pé até hoje, mesmo em uma região de diversos terremotos.

Confira algumas curiosidades sobre a Acrópole de Atenas

As ruínas mais antigas do que se pensa?

As evidências mostram que algumas das habitações na área datam entre os anos de 4000 a até 3200 a.C, variando entre casas, tumbas e objetos. A cidade de Atenas concentra grande parte das depressões que se pensa serem poços, mas que ainda se suspeita que tenham sido tumbas diferentes das que já foram conhecidas, visto que diversos restos mortais já foram encontrados lá.

As cores de Atenas

Veja também:

Mesmo que a imagem que tenhamos da Acrópole venha a refletir tonalidades de branco e bege, deste mármore que sobreviveu a milênios, nem sempre ele foi assim. Diversos testes realizados recentemente, a laser, indicam que na verdade a cidade era bastante colorida, em tonalidades de verde, vermelho e azul.

O fornecimento de mármore

Pense em carregar pedras e mais pedras enormes morro acima, em uma quantidade para construir toda a Acrópole. Pois durante décadas que a cidade foi construída, todo o mármore necessário para compor estruturas de Atenas foi levado a partir do Monte Pentelicus, que fica localizado a 16 quilômetros no norte da cidade.

Além da dificuldade de extração e lapidação das pedras, era necessário carregar as rochas de lá até o topo dos morros.

Todos eram comandados por uma gigante estátua de Atena

A grande deusa da guerra da civilização era quem comandava a metrópole grega na região do mais alto ponto da cidade. A partir disto, uma estátua gigante de ouro e mármore foi construída no auge de Atenas, e assinada pelo escultor Fídias, mas que foi uma estrutura que infelizmente não resistiu ao tempo.

Com seus mais de 12 metros de altura, a estátua gigantesca era um grande feito para a escultura da época, repleta de joias, e vestida de armadura. Sabe-se apenas hoje que ela existia e como ela era por conta de réplicas construídas por romanos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: