Topo

O Monte Roraima é perfeito para a prática de esportes de escalada

Melhores destinos e pontos turísticos, nacional e internacional, que você deve conhecer! Pratique trekking e outros "eco esportes" no Monte Roraima...
Publicidade
Comente

Aos viajantes aventureiros, nem sempre é necessário ir muito longe para aproveitar o melhor que o mundo tem a oferecer, por vezes, é possível encontrar no Brasil mesmo alguns dos mais fantásticos destinos para a prática de esportes, sejam eles radicais ou não.

A maior prova de que é possível encontrar lugares fantásticos para explorar no Brasil é o Monte Roraima, localizado em um patrimônio histórico da humanidade na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Na sequência você pode ver um pouco sobre o que o local reserva a seus visitantes.

O Monte Roraima é perfeito para a prática de esportes de escalada

monte-roraima-perfeito-escalada

Publicidade

O Monte Roraima fica localizado dentro de um parque em Boa Vista, sua altitude de 2.734 metros parece ter como objetivo amedrontar até mesmo os mais corajosos aventureiros, entretanto, o fato é que não somente é possível como também muito tangível conseguir explorar essa beleza que por sinal serviu de inspiração a inúmeras produções cinematográficas, incluindo o emblemático “O Parque dos Dinossauros”, de 1993.

Como de fato explorar o Monte Roraima

O fato de o monte estar localizado em uma região distante dos maiores e mais badalados centros turísticos do País, em uma primeira instância até pode soar como um entrave à sua exploração, entretanto, felizmente existem na atualidade algumas agências e operadoras de Ecoturismo que, ao longo dos anos, se especializaram conduzir os aventureiros até o local.

Essas agências, cuidam de todo o processo burocrático junto ao Instituto Nacional de Parques da Venezuela para que os expedicionários tenham acesso, além disso, as empresas que oferecem esse serviço geralmente cuidam de todo o processo de logística e segurança para que o visitante possa explorar em segurança o melhor que os arredores do Monte Roraima tem a oferecer, levando em consideração todas as regras de proteção ambiental.

Qual o objetivo da subida ao Monte Roraima

Publicidade

Aqueles que com frequência praticam a subida em morros, devem saber que normalmente o objetivo é chegar ao topo do monte, entretanto, em se tratando do Monte Roraima esse conceito simplesmente não se aplica, isso porque a diversão tende a tomar proporções ainda mais astronômicas no momento em que se chega ao cume do monte.

Existem inúmeras possibilidades a serem exploradas no topo, pelo que o ideal é permanecer por dias no local a fim de conhecer cada uma das belezas que o monte oferece a seus poucos e privilegiados visitantes. Dentre as principais belezas disponíveis no local, destaca-se a paisagem única e misteriosa que dá ao aventureiro a nítida sensação de estar presenciando um mundo alheio ao que lhe foi apresentado até então.

Principais dificuldades durante o trajeto de subida ao Monte Roraima

É certo que a agência contratada para acompanhar o viajante durante o percurso rumo ao topo do Monte, deverá dar orientações específicas acerca das dificuldades e precauções a tomar na aventura, entretanto, alguns conhecimentos preliminares são sempre importantes.

Em um primeiro momento uma das maiores dificuldades encontradas é a de carregar a mochila às costas, entretanto, existe a possibilidade de contratar um carregador de bagagens para evitar esse problema, estes profissionais geralmente conhecem bem o ambiente e não possuem maiores dificuldades durante o trajeto.

Quem deseja se aventurar na subida ao Monte, deve considerar a possibilidade de estar com bom condicionamento físico para enfrentar os longos dias de caminhada morro acima até chegar ao topo.

Como se dá a hospedagem no Monte Roraima

Por motivos óbvios não existem pousadas ou hotéis disponíveis nos arredores do Monte, portanto, durante a aventura só será possível abrigar-se em barracas de camping, que podem ser armadas utilizando as grandes pedras como abrigo, afinal, o que move os viajantes nesse caso é a aventura e não o conforto.

Outro ponto que vale ser mencionado em relação ao passeio, é que somente são permitidos banhos em algumas regiões específicas, pelo que, não é possível ter acesso a banho a todo instante que se deseja, isso sem contar que a água invariavelmente será fria.

O que mais tem no topo do Monte Roraima?

Cristais

No topo do monte é possível encontrar inúmeros cristais, principalmente na região batizada de Vale de Quartzo, que possui grandes poços naturais conhecidos também como Jacuzzis.

Gafanhotos

Essa é outra beleza que pode ser vista no topo do Monte Roraima, uma espécie rara de gafanhotos que vivem sob a água costuma ser muito presente no local.

Veja agora informações técnicas úteis a quem vai aventurar-se no Monte Roraima

Como chegar

Os grupos de expedições normalmente procedem de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, que por sua vez fica situado no extremo Norte do País. É possível chegar até boa vista por meio de transporte aéreo. O aventureiro que deseja embarcar no trajeto, deve portanto, seguir até o estado de Roraima para iniciar sua jornada rumo ao desconhecido.

Operadoras de turismo para expediçÕES

As principais operadoras que oferecem o serviço de expedição ao monte são, a Roraima Adventures, a Cia Eco e a Pisa, cada uma com pacotes especificamente orientado à exploração do Monte Roraima.

O que levar na mochila na expedição?

Antes de qualquer coisa é importante saber que a mochila precisa ser no mínimo grande para comportar tudo o que o viajante precisará no trajeto, entretanto, é preciso ficar atento aos detalhes para não ter problemas de sobrepeso, para todos os efeitos a mochila deve possuir presilhas ao peito e à cintura, ao passo que o peso da carga não deve ultrapassar 15% do peso de quem a carrega.

Os itens indispensáveis são calça e bermuda leve, roupas íntimas, camisetas, roupa específica para dormir, meias, roupa para banho, sandália, bota, travesseiro inflável, saco de dormir, capa de chuva (grande o bastante para cobrir até mesmo a mochila) e botas, além disso, é importante levar também, alguns itens de higiene e cuidado pessoal, tais como, creme dental, shampoos, sabonetes biodegradáveis (líquidos de preferência), cápsulas de purificação de água, protetores e bloqueadores solar, kit de primeiros socorros, manteiga de cacau ou outro protetor para os lábios, repelentes, medicamentos para incômodos básicos como dores de cabeça, dores musculares e assaduras, e toalha.

Acessórios como lanterna, pilhas reservas, cordas de náilon, isolante térmico e óculos de sol, são também alguns dos itens que podem ser úteis no trajeto e devem ser considerados.

Alimentação

Além dos alimentos da expedição, vale considerar incluir na bagagem alguns lanches pessoais, além de produtos saudáveis como barras de cereais e gel de carboidrato.

Para finalizar, é importante que o viajante leve em consideração tudo o que foi dito e preocupe-se em manter a forma física e a saúde em dia, exercícios em rampas com inclinações, escadas de prédios ou ginásios, caminhadas, além de outros exercícios de resistência, serão essenciais para o objetivo. Prepare-se e Boa Viagem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: