Topo

Evite o mico: conheça diferentes hábitos relacionados à bebida ao redor do mundo

Comente

Experimentar novas bebidas é sabidamente uma das atividades turísticas preferidas de quem visita outros países, certo? Algo que nem todo mundo sabe, porém, é que os hábitos relacionados a essa simples atitude podem variar de uma região para outra.

Você sabia, por exemplo, que pedir uma bebida para consumir sozinho em determinados países pode ser considerado falta de educação? E que misturar vodca com outra bebida pode ser algo desrespeitoso, você sabia?

Pois bem, esses são apenas alguns costumes nutridos em países ao redor do mundo. E para evitar que você acabe pagando mico em visita a um desses países, então, apresentamos a seguir maiores detalhes sobre as convenções culturais relacionadas às bebidas em 9 regiões ao redor do mundo. Veja!

Hábitos distintos relacionados à bebida que você precisa conhecer

Rússia

Rússia

Você provavelmente já ouviu falar sobre o quanto os russos apreciam uma boa vodca, certo? Pois bem, o que você talvez não saiba, porém, é que por lá o hábito de misturar a bebida com outra não é muito bem visto.

Isso significa que em uma visita ao país nada de querer jogar energético na bebida. Vale ressaltar também que para ganhar alguns pontos com os locais, é sempre bom aceitar quando alguém lhe oferecer uma bebida, pois lá isso é um sinal de amizade e confiança. Recusar a oferta pode ser visto como algo desrespeitoso.

Leia também:

Grécia

Grécia

Conhecido ainda hoje por ser berço de grandes filósofos, a Grécia também tem um costume bastante diferente em relação à bebida. Por lá o anfitrião é o mais importante durante o brinde, por isso, os convidados devem levantar as taças em direção a ele proferindo as palavras “Stin igia mas”, que seria uma espécie de “à nossa saúde”, em tradução para o português.

Além disso, os locais acreditam que os brindes devem ser realizados apenas com bebidas acoólicas, pois as demais atraem azar.

República Tcheca

República Tcheca

Se você é adepto do tradicional brinde brasileiro, provavelmente vai ter que repensar a atitude em uma visita à República Tcheca. Isso porque por lá é preciso olhar diretamente para a pessoa com quem você está brindando, diferente do que acontece aqui, onde todos podem desviar o olhar pra qualquer direção na hora do tim-tim.

Itália

Itália

E pra quem pretende visitar a Itália, uma dica: não peça refrigerante para acompanhar a pizza. Fazer isso seria o mesmo que pedir a reprovação do garçom, pois por lá o hábito é comer ingerindo vinho ou apenas água.

Holanda

Holanda

Agora a Holanda, definitivamente pode não ser uma boa pedida pra quem é fraco em relação à bebida. Isso porque a “cabeçada” é uma das maneiras mais tradicionais de se tomar uísque no país. A prática consiste em tomar um bom gole da bebida destilada e em seguida ingerir uma cerveja.

Egito

Egito

Gentileza parece ser a palavra de ordem no Egito quanto o assunto é bebida. Isso porque por lá é costume esperar que alguém encha seu copo no momento das refeições. Dito isso, ao invés de procurar servir a si mesmo na hora que o copo esvaziar, é melhor procurar completar o copo dos amigos e deixar que eles preocupem-se com o seu.

Hungria

Hungria

Agora, pra quem pretende ir para a Hungria, um alerta: brindar batendo copos no país é algo absolutamente ofensivo. Isso se deve ao fato de que em 1848, um grupo de assassinos responsável pela morte de 13 revolucionários comemoraram o crime brindando, batendo canecas de cerveja. Desde então o comportamento é condenado na sociedade.

China

China

Tome nota disso: se não quer beber muito na China, nem comece. Isso porque por lá, a primeira bebida costuma ser tomada em um único gole e o copo precisa ser virado de ponta cabeça sobre a mesa em seguida para provar que eles estão realmente vazios.

Turquia

Turquia

E na Turquia, terra da tradicional raki (bebida destilada á base de uva, também conhecida como “leite de leão”), a generosidade é bem-vinda.

Isso significa que na hora de pedir uma bebida o turista não deve pensar só em si mesmo, isso seria considerado uma grande falta de educação. Por isso, é sempre importante pedir uma garrafa para compartilhar com outras pessoas na mesa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: