Topo

Destinos religiosos para visitar no feriado da Semana Santa

Comente

Depois do feriado do Carnaval, o mais esperado é o da Paixão de Cristo. A sexta-feira que antecede a Semana Santa cai no dia 29 de abril. Muita gente aproveita o feriado para ir à praia, esticar as pernas e esquecer da rotina. 

A dica para este feriado para quem pensa em passar dias de espiritualidade é dar sentido literal à Paixão de Cristo e explorar o que alguns destinos no Brasil e fora daqui podem oferecer nesse aspecto, independentemente de religião. A fé pode ser apenas um sentimento, mas tem expressão concreta no plano material — o movimento é grande no espaço aéreo brasileiro.

O turismo religioso é responsável por 8,1 milhões de viagens domésticas todos os anos, segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo (MTur). Turistas estrangeiros também são contabilizados: 30 mil deles vêm ao Brasil para aproveitar atrações relacionadas a espiritualidade. Dados recentes do MTur, de 2014, mostram, além disso, que mais de 17,7 milhões de fiéis fizeram turismo religioso por aqui. E tem mais: o setor injeta, anualmente, R$ 15 bilhões na economia.

Fé à moda brasileira

Destinos religiosos Semana Santa

Veja também:

O Brasil não tem só um pedaço de terra santa, mas vários. Além de ser uma das características marcantes do país, a diversidade religiosa é fonte de inspiração para quem vai viajar pelo território nacional no feriado da Paixão de Cristo. Em vez de cruzar fronteiras internacionais, aposte nas interestaduais. Seja qual for o estilo da viagem, uma passadinha em templos e igrejas valerá a pena — tanto pelo teor espiritual quanto pela relevância histórica. Confira a seleção do Turismo.

Templo Quan-Inn

Destinos religiosos Semana Santa

Quem mora na capital paulista não precisa ir longe para exercitar a fé. O Templo Quan-Inn tem o sentimento inscrito no nome. O belo exemplar de templo oriental fica no meio da cidade, a 10 km do Autódromo de Interlagos. Quan-Inn significa, para o budismo chinês, a misericórdia de todos os Budas. O espaço demorou duas décadas para ficar pronto e contou com ajuda dos governos da China e de Taiwan. O caminho para chegar à construção principal é cercado por estátuas de budas. Dentro dela, as reproduções também aparecem, só que em tamanho maior.

» Aberto aos domingos, das 9h às 14. A entrada é gratuita.

Passos de Anchieta

Destinos religiosos para visitar no feriado da Semana Santa

Caso queira um feriado com um tempero típico de peregrinação, vá para o Espírito Santo. Mesmo com os episódios de violência que ocorreram no estado em fevereiro, a caminhada pelos locais onde o Padre Anchieta passou permanece na agenda de festas do estado. José de Anchieta ia de Anchieta à capital, Vitória, a cada 15 dias, para cuidar do Colégio de São Tiago, hoje palácio do governo estadual. Durante a Semana Santa, os peregrinos ensaiam a caminhada oficial, que acontece em junho, durante quatro dias, ao longo de cerca de 100 km. Ao chegar a Anchieta, a atração principal é o santuário, que conta a história do líder católico.

Romaria a Nova Trento

Destinos religiosos Semana Santa

A cidade catarinense é berço da primeira santa brasileira, Madre Paulina, que tem um santuário em Nova Trento. O local recebe cerca de 70 mil visitas mensais e aumentam muito em julho e nas demais datas importantes para a igreja, inclusive na Semana Santa. O local mais visitado é a Capela Nossa Senhora de Lourdes, que imita o local onde Paulina teria cuidado de uma mulher com câncer. Além da construção, um engenho onde a santa trabalhou na adolescência, o Museu Colonial, que conta a história da imigração, e a Casa das Graças são as partes mais interessantes do roteiro pelo santuário.

» Aberto todos os dias, de 7h às 19h




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: