Topo

Guia da Air Fryer: tudo que você precisa saber antes de comprar

Confira algumas dicas para não errar na compra do eletrodoméstico.
Publicidade
Comente

A Air Fryer se tornou um eletrodoméstico considerado essencial na vida das pessoas. A revolução que este equipamento trouxe pode ser comparado com a chegada, mais recente, do forno micro-ondas. Inclusive com uma trajetória muito parecida, primeiramente sendo um item considerado apenas mais um supérfluo da cozinha para se tornar um dos itens essenciais, inclusive com muitas pessoas preparando boa parte das suas refeições desta forma.

Guia da Air Fryer: tudo que você precisa saber antes de comprar

Antes dela se tornar bem conhecida a ponto das pessoas acabarem conhecendo o eletrodoméstico pelo seu nome, ela era mais conhecida como a “fritadeira sem óleo”. Inclusive todo o marketing que foi feito para que as pessoas conhecessem o equipamento acabou sendo feito justamente a partir da ideia da pessoa ter o efeito de fritura nos seus pratos, mas sem a necessidade de utilizar o óleo. Portanto, a principal motivação que as pessoas tinham era de ter um preparo mais saudável.

Com o passar do tempo, as características que mais passaram a ser propagandeadas da Air Fryer estavam relacionadas a praticidade. A ideia era ter um equipamento que conseguia fazer os mais variados tipos de alimentos de uma forma simples, rápida, mas principalmente gostosa, o que nem sempre o micro-ondas consegue entregar.

Publicidade

Para quem está de olho na compra de uma Air Fryer, confira algumas dicas e saiba mais sobre o eletrodoméstico:

Como funciona uma Air Fryer?

Este é um eletrodoméstico que tem como principal objetivo o cozimento dos alimentos de uma forma geral. Para isso, ela se utiliza de uma tecnologia muito parecida com o famoso forno elétrico, que também pode ser chamado de forno de convecção pequeno.

Um dos principais elementos para o funcionamento do equipamento é uma resistência, que acaba sendo muito semelhante aquela que encontramos nos chuveiros elétricos. O que acaba diferindo entre os modelos que podem ser encontrados no mercado é basicamente a potência destas resistências, que acabam gerando mais calor, mas que também acabam consumindo mais energia elétrica.

Mas o grande segredo da Air Fryer é o funcionamento em conjunto da resistência com pequenos ventiladores que são instalados em diferentes partes da fritadeira. Isso faz com que o ar quente circule dentro do forno, diferentemente do forno, que o ar fica parado e os alimentos cozinham apenas com o poder do calor.

Este choque do ar quente circulando dentro do forno com os alimentos acabam criando um efeito que muito parecido com o da fritura, cozinhando por fora e criando, em algumas comidas, a crosta por fora. E este acaba sendo o grande motivo de termos um forno que frita sem que a utilização do óleo.

Air Fryer realmente é mais saudável?

Com a popularização do equipamento começaram a surgir informações desencontradas, sendo que muitas elas acabavam tendo como principal objetivo desmentir algumas das ideias que eram divulgadas sobre o equipamento. Será que a fritadeira elétrica realmente poderia ser considerada como um método mais saudável de preparo dos alimentos?

Diversos estudos, conduzidos pelos mais variados especialistas, este método de preparo realmente acaba se tornando muito mais saudável do que outros métodos que normalmente acabam sendo utilizados para que os itens tenham um aspecto de frito. Os alimentos que são colocados ali podem ser preparados com uma pequena quantidade de óleo, em alguns casos nada de óleo.

O consumo de alimentos fritos aumenta, de acordo com os pesquisadores, as chances do desenvolvimento de determinadas doenças cardíacas. Este tipo de preparo ainda produz uma substância chamada de acrilamida, formada quando os carboidratos são aquecidos em altas temperaturas, que além de agir no desenvolvimento dos riscos cardíacos, ainda está sendo considerado como um agente cancerígeno para humanos.

De uma forma geral, a Air Fryer ainda reduz consideravelmente a quantidade de calorias nos pratos que possuem alimentos fritos.

O que levar em consideração na compra de uma Air Fryer?

Capacidade e tamanho

Antes de mais nada, uma informação que deve ser levada em consideração na compra de uma Air Fryer é a sua capacidade e equipamento. No começo todos os modelos tinham basicamente o mesmo formato e também tinham a mesma capacidade de cozimento dos alimentos, no formato de cesto. Mas, hoje em dia, podemos encontrar os mais variados tamanhos, incluindo algumas que são muito parecidas com forno elétrico, incluindo com dois andares para diferentes preparos.

Tanto a capacidade quanto o tamanho acabam estando diretamente relacionados com a capacidade de preparo dos alimentos ao mesmo tempo. Além disso, os modelos também acabam se diferenciando desta forma, com os de dois andares que permitem o preparo de dois ou mais tipos de alimentos ao mesmo tempo.

A grande maioria das fritadeiras que possuem o formato padrão, com o cesto, possui a capacidade média que fica entre 3 e 5 litros. Na grande maioria dos casos, estes modelos costumam atender as demandas das pessoas que preparam um prato de cada vez dentro do eletrodoméstico, servindo algo entre 2 e 4 pessoas. Mas, para quem deseja preparar quantidades maiores de alimentos, existem modelos que podem ser encontrados com maior capacidade.

Funções e recursos

Existem alguns recursos e algumas funções que são consideradas como básicas e que podem ser encontradas em praticamente todas os modelos de Air Fryer que podem ser encontrados no mercado. O timer e o controle de temperatura estão entre eles. Nos modelos mais simples estes recursos são manuais, ou seja, eles devem ser definidos a partir de uma alavanca e um timer que precisa ser ajustado.

Mas com os modelos mais modernos lançados, as fritadeiras elétricas acabaram ganhando uma série de funcionalidades diferentes. Muitas delas são completamente eletrônicas, que permitem com que as pessoas definam tempo e temperatura em painéis digitais. Estes equipamentos desligam automaticamente quando chegam em um determinado tempo, o que faz com que as pessoas não corram o risco de queimar a comida, por exemplo.

Esses modelos eletrônicos geralmente contam também com determinados programas para o preparo de alimentos, já definindo o tempo mais interessante e também a temperatura ideal para o cozimento. Desta forma, as pessoas conseguem preparar os alimentos apenas com o toque de um botão, com uma maior chance que a comida realmente fique no ponto esperado.

Recursos de limpeza

Os recursos de limpeza, de uma forma geral, também acabam sendo muito importantes, especialmente para aqueles que utilizam a fritadeira sem óleo com mais frequência. Afinal de contas, assim como qualquer eletrodoméstico, a fritadeira elétrica depende de uma manutenção e da limpeza das suas principais partes.

As mais fáceis de limpar geralmente contam com peças antiaderentes e que são completamente removíveis. Sendo assim, basta que as pessoas retirem estes itens de dentro dos equipamentos para que eles possam ser limpos. Alguns modelos também contam com determinados tipos de programas que ajudam a remover o odor de determinados alimentos preparados.

Avaliações

Além de tudo isso, pode ser muito interessante dar uma boa pesquisada em relação as avaliações que são feitas sobre um determinado modelo. Hoje em dia as compras feitas na internet, na grande maioria dos casos, acabam gerando avaliações que podem ser feitas para ajudar na escolha dos outros clientes.

Por isso, é realmente interessante dar prioridade para aqueles modelos que possuem as melhores avaliações, pois geralmente estes aparelhos conseguem realmente entregar aquilo que eles prometem, além de apresentar uma maior durabilidade em termos de manutenção.

Melhores modelos de Air-Fryer 2023

Air Fryer Electrolux 3,2L EAF10 por Rita Lobo

Misturando controles manuais com eletrônicos, essa é uma opção intermediária muito interessante, pois oferece alguns recursos que são mais avançados, ao mesmo tempo que conta com um tamanho e com uma capacidade padrão. Ela também acaba tendo um design muito bonito. Ela oferece capacidade de 3,2 litros e potência de 1400W.

VER PROMOÇÃO

Air Fryer 8 litros Mondial

Este é um bom modelo indicado para as famílias maiores, tendo como principal diferencial o fato de ter uma capacidade de 8 litros, o que permite grandes quantidades de alimentos. O cesto é amplo e quadrado, o que também ajuda a acomodar diferentes tipos de alimentos.

VER PROMOÇÃO

Air Fryer Oven 12L Philco PFR2200P

Um modelo mais avançado, com forma de fono, que permite diferentes configurações.  As pessoas podem preparar os alimentos em duas grades separadas, ou então com um cesto. A capacidade geral é de 12L, o que ajuda a cozinhar para muitas pessoas ao mesmo tempo. Ela conta ainda com todos os seus comandos eletrônicos e uma série de programações para preparos com apenas um botão.

VER PROMOÇÃO


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: