Topo

Por que você deve focar sua rotina nos exercícios mais pesados?

Muitos praticantes de exercícios físicos pensam apenas em ter os maiores músculos, mas sequer cogitam a ideia de ficar mais fortes, sendo que isto faz bem a saúde
Publicidade
Comente

A academia tornou-se muito comum atualmente e todas as pessoas que querem se tornar saudáveis e apresentar um corpo melhor se dirigem até ela. Virou uma espécie de moda, pois o padrão de beleza hoje só é alcançado por quem faz exercícios resistidos. No entanto, a verdadeira essência da academia foi perdida: ficar forte. A não ser que você se torne um esportista de força, nenhum instrutor passa exercícios e rotinas voltadas para isso.

O treino mais comum é ABC2x ou ABCAB, onde o peito fica no mesmo dia do tríceps, peito junto ao bíceps e perna com o ombro. Dizem também que os exercícios devem ser feito com 8 repetições e algo em torno de 3 séries. Esta, então, se torna uma lei nos ginásios. No entanto, esta rotina visa, apenas, o aumento dos músculos, e hipertrofia não está intimamente ligada a força. Concluímos que, mais do que aumentar o músculo, é preciso fazer um treino para ser forte.

Os exercícios são um pouco diferentes do usual, assim como a rotina de treinos. Quem visa força, faz mais séries e menos repetições, bem como escolhe melhor os movimentos para otimizar o tempo.  Rosca concentrada, por exemplo, não faz sentido ser incorporado em treinos de força, pois o movimento utiliza apenas um músculo e uma articulação. Além disso, ter força apenas naquela região localizada não ajuda em nada no dia-a-dia, portanto é preciso escolher com inteligência.

Exercícios mais pesados geram maiores ganhos

Se o seu objetivo é ficar mais forte, a lógica é que você escolha exercícios que permitam a utilização de mais peso! Quanto mais pesado, mais você pode ficar forte e mais consequência terá na sua vida pessoal.

Também podemos extrair que, se podemos levantar mais peso em um determinado exercício, isso significa que mais músculos estão sendo acionados, por isso exercemos mais força. Quanto mais músculos são utilizados, mais testosterona o corpo libera e mais crescimento muscular ocorre em menos tempo.

Por que você deve focar sua rotina nos exercícios mais pesados

Além disso, exercícios mais pesados cansam muito mais e ajudam também a emagrecer. Enquanto você não precisa nem suar para fazer coice (tríceps), para fazer um arranque é necessário movimentar as pernas, costas, braços e ombros! Muito mais calorias sendo queimadas e muito mais músculos sendo requisitados ao mesmo tempo.

Mas não pense que treinar para força é mais fácil! Pelo contrário, é muito mais difícil. Os pesos muitas vezes são tão desafiadores que causam medo. Além disso, certos movimentos são muito mais complexos do que simplesmente sentar em uma cadeira e movimentar um braço ou perna. O risco de lesões é mais alto e cansa muito mais, mas também é muito mais divertido, para algumas pessoas.

Exercícios mais pesados da musculação

Existem diversos exercícios que permitem maior carga e são voltados para aumento de força, mas alguns precisam de mais equipamentos que outros. Os mais famosos são Levantamento Terra, Agachamento e Supino. Eles são chamados de Big 3, e são os exercícios do Powerlifting.

Além deles, há também os exercícios de levantamento de peso (Weightlifting). São dois: arremesso e arranque. São bastante complexos, mas requisitam mais músculos do que você pode imaginar, criando uma verdadeira força bruta e potência!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: