Topo

Globo exige mudanças no Campeonato Paulista visando clássicos

Publicidade
Comente

Para os que ainda não acreditam que os canais de televisões, mais especificamente a Rede Globo aqui no Brasil, consegue ter força e autoridade suficientes até mesmo para mudar a fórmula de um campeonato, mais um exemplo acabou saindo na imprensa neste final de semana. Algumas alterações foram feitas na fórmula do Campeonato Paulista especialmente para atender as exigências da Rede Globo.

Com a modificação na fórmula, vão existir seis clássicos regionais ainda na fase de classificação. A informação foi confirmada pelos dirigentes da Federação Paulista de Futebol, em uma reunião feita com os representantes dos times na última quarta-feira. Nesta reunião foram apresentadas todas as regras e toda a fórmula para o próximo campeonato brasileiro.

Com a fórmula anunciada, o campeonato contará com quatro grupos de times, sendo que cada grupo contar com a presença de cinco equipes, totalizando os 20 clubes. Cada grupo conta com um dos times grandes de São Paulo como cabeça-de-chave. Até aí tudo bem, afinal de contas se coloca os times grandes como cabeça-de-chave justamente para que eles não se enfrentem e criem os chamados grupos da morte. Mas no campeonato Paulista deste ano será diferente.

Publicidade

Haverá jogos cruzados entre estes times, sem os confrontos internos. Desta forma, o campeonato segue tendo os clássicos regionais logo na primeira fase de classificação do campeonato.

O campeonato também será reduzido em função da Copa do Mundo. A Rede Globo, que pelo contrato possui direito a 23 datas, desta vez terá apenas por causa do mundial que acontece no meio do ano.

Na reunião, o presidente da entidade abriu o jogo para os times e deixou claro que a mudança foi imposta pela Rede Globo, que apenas aceitaria a redução na data dos jogos caso houvessem confrontos com mais audiência na fase de classificação. A Federação ficou sem saídas e teve que montar uma fórmula, que de um modo geral ficou bastante estranha, para permitir que os times grandes continuassem se enfrentando.

Reação dos clubes

globo-exige-mudanca-campeonato-paulista
Diferente de outras épocas, quando a Federação Paulista de Futebol encontrava grandes resistências entre os próprios clubes, desta vez eles não fizeram muitas críticas à instituição. De uma forma geral, os times entenderam que a Federação fez tudo que estava ao seu alcance para conseguir manter os direitos de transmissão do campeonato, que são uma importante fonte de renda para os clubes.

Publicidade

Uma questão que foi levantada por alguns dos representantes dos times que estavam presentes na reuniões já demonstravam uma preocupação com o calendário de campeonato estadual de 2015. Eles ressaltaram que seria importante que a Federação e os clubes começassem as negociações o quanto antes e que a ideia de reduzir a duração dos campeonatos nacionais seria uma alternativa para diminuir um pouco a grande carga de trabalho dos times.

Mas o contrato com a Globo vai ser, mais uma vez, um obstáculo – o compromisso com os principais times vai até 2015. Ou seja, a emissora continua a ter direitos sobre o próximo campeonato com 23 datas no próximo ano.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: