Topo

Quer investir em ações? Veja 4 erros que devem ser evitados

Comente

Encontrar boas opções de investimento para as reservas financeiras, nem sempre é algo simples. Isso porque, por mais que a quantidade de pessoas interessadas no assunto tenha aumentado nos últimos anos, para os iniciantes ainda é difícil encontrar informação de qualidade para começar investir.

Uma ideia que até certo ponto vem se popularizando, no entanto, é a de compra e venda de ações. O investimento é considerado de risco, mas de grande potencial para a lucratividade, o que naturalmente, atrai a atenção de muita gente.

Para começar uma caminhada no mercado de ações, porém, é importante que o investidor tenha um bom conhecimento do assunto e evite alguns equívocos comuns aos iniciantes. A seguir você confere alguns exemplos do que vale a pena evitar. Veja!

Erros para evitar na hora de investir em ações

Não planejar sobre como investir em ações

A maioria dos atos praticados sem um prévio planejamento está fadado ao fracasso, e com as ações isso não é diferente. Conforme já adiantamos, um pré-requisito básico para operar nesse mercado é conhecer do assunto, e o passo seguinte é planejar com calma os próximos passos nesse cenário. Desconsiderar isso é um erro.

Nesse caso é preciso aprender estimar sobre quais ações parecem mais estáveis, o tamanho do investimento e principalmente o prazo para a colheita dos frutos, ou seja, se a aplicação será de curto ou longo prazo.

Não estabelecer expectativas

Outro erro comum é deixar de estabelecer metas para o investimento. Quem faz aplicação sem um objetivo não costuma encarar a mesma com a seriedade necessária, o que pode resultar em prejuízos.

Em vez disso, portanto, é bom lembrar desse detalhe na hora do planejamento, estabelecendo tudo aquilo que deseja ter no futuro e quanto será necessário “semear” para colher os resultados esperados no período de tempo estipulado.

Leia também:

Não investir com cautela

A falta de cautela na hora dos investimentos também costuma complicar a vida de muitos investidores. Esse é mais um grande erro, pois, investir em ações pode ser uma verdadeira “montanha-russa”.

Isso significa que é possível começar com qualquer valor e fazê-lo render logo de cara ou perdê-lo de vez em uma simples movimentação equivocada. Daí a importância do estudo, conhecimento e paciência para a tomada de decisões.

Mas vale dizer que nem mesmo isso pode garantir sucesso, por isso, o investimento deve ser encarado como uma aposta, que tanto pode falhar quanto dar bastante lucro.

Seguir o “fluxo”

“Comprar em baixa e vender em alta” é a frase amplamente difundida entre investidores do mercado de ações, mas, o oposto também ocorre com bastante frequência, o que naturalmente se traduz em prejuízos.

Para evitar perdas, é de suma importância ter um bom controle emocional para não seguir o “fluxo”, ou seja, não comprar ações apenas pela euforia e porque todo mundo está comprando.

Os investidores mais bem-sucedidos sabem que mais importante que aproveitar oportunidades é saber lidar com eventuais fracassos, razão pela qual a maioria evita ouvir só a emoção na hora de avaliar uma aplicação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: