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Procon x Instituições Financeiras: 5 passos para reclamar de problemas com seu banco

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Os problemas com as instituições financeiras tem sido tema recorrente das denúncias nos Procons ao redor do País. As reclamações vão desde as enormes filas no atendimento, até problemas com cartões de créditos e transações não reconhecidas pelos usuários dos serviços bancários em suas contas.

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De acordo com as informações, somente nesse ano foram mais de 26.226 relacionados a 12 instituições financeiras no País. Se você enfrentou algum tipo de problema com esse tipo de órgão e não sabe como proceder, confira na sequência os 5 passos que poderão lhe ajudar no processo.

Procon x Instituições Financeiras: 5 passos para reclamar de problemas com seu banco

Procon x Instituições Financeiras

Passo um: Buscar contato com o SAC da instituição

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Segundo especialistas, as instituições bancárias comumente preocupam-se com suas respectivas reputações, portanto, boa parte dos problemas podem ser resolvidos em contato com o serviço de atendimento ao consumidor. Nesse caso é importante anotar o número do protocolo, a data, a hora e o nome do atendente. Tenha em mente que o prazo máximo de resposta por parte da instituição é de 5 dias.

Passo dois: Conversar com a ouvidoria da instituição

A ouvidoria geralmente tem um prazo de 15 dias pra responder o cliente. O fato de a ouvidoria ser supervisionada pelo Banco central torna esse meio um dos mais eficientes na resolução de problemas.

Passo três: Manter contato com o Banco Central

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Embora poucos saibam, todo cliente pode contatar o Banco Central a partir da própria internet, o prazo pra resposta da instituição é de dez dias úteis. Caso a reclamação seja pertinente, ela servirá para compôr o ranking das instituições mais ‘problemáticas’.

Passo quatro: Fazer uma reclamação no Procon

Como a relação entre um cliente e uma instituição bancária é identificada como sendo de consumo, o cliente pode formalizar uma reclamação no Procon. O órgão notificará a instituição, que por sua vez terá dez dias pra enviar uma resposta. Caso o banco não responda nesse período, o órgão poderá entrar com processo administrativo, cuja duração pode ser de até 120 dias.

Passo cinco: Ação judicial

Se tudo falhar, ainda existe a possibilidade de recorrer a uma ação judicial para que o problema possa ser resolvido. Para isso é importante que o cliente reúna o máximo de provas possível, incluindo todas as tentativas de negociação dos passos descritos. As ações podem ser movidas em Juizados Especiais, ou até mesmo na Justiça Comum, dependendo do valor das causas.


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