Topo

Investimento exige cuidado. Veja dicas para não errar na hora de escolher uma franquia

Comente

Um dos ramos de negócios mais promissores dos últimos anos tem sido indubitavelmente o de franquias. De acordo com levantamentos recentes, o volume de empreendimentos no setor cresce a cada ano, em um ritmo acima da média do país e de outros segmentos.

Apesar desse cenário aparentemente favorável, engana-se quem pensa que os investimentos do setor são à prova de falhas. Segundo especialistas, a possibilidade de uma empresa franqueada fechar é igual ou superior às de uma outra qualquer.

Diante disso, muitos alertam que, para conseguir alcançar o sucesso nesse mercado, o primeiro passo é escolher bem a franquia na qual investir. Uma missão que também não é das mais simples.

Para ajudar a quem pretende se lançar nesse mercado, no entanto, listamos a seguir algumas dicas capazes de levar uma pessoa a acertar ‘em cheio’ na hora de escolher a franquia. Veja!

Investimento exige cuidado veja dicas para não errar na hora de escolher uma franquia

cuidados-na-hora-dos-investimentos

Avaliar o mercado

Para atingir o sucesso com uma franquia o empreendedor precisa, acima de tudo, conhecer o mercado no qual vai atuar. Para um negócio local, por exemplo, fatores como poder aquisitivo do público-alvo e perfil desse público, tendem a ser fundamentais para que o empreendedor comece a esboçar a viabilidade do projeto.

É preciso ter em mente que clientes não compatíveis com os benefícios e preços que serão oferecidos na franquia certamente não sustentarão o negócio.

Leia também:

Autoavaliação sincera

Avaliar a si mesmo é um exercício importante para todo empreendedor, mas, especialmente para aqueles que pretendem investir em franquias.

Diante disso, a dica é procurar entender quais são os próprios sonhos, pontos fortes e até mesmo as fraquezas que se têm. Isso tende a evitar frustrações futuras.

Estudar negócios do segmento pretendido e de outros

Não se limitar apenas ao segmento no qual se pretende investir é outro ponto de suma importância para quem pretende atingir o sucesso.

A dica aqui, portanto, é: visite sites, feiras, stands e tudo o mais que possa estar relacionado à jornada empreendedora como um todo, buscando sempre avaliar o espaço ocupado pelo nicho pretendido em meio a um cenário mais global de negócios.

Aproximar-se da equipe do grupo franqueador

Para minimizar as chances de equívocos na hora de investir em uma franquia, outra dica válida é aproximar-se dos profissionais que compõem a equipe do franqueador.

O objetivo aqui é levantar informações a respeito da índole de cada um dos membros, bem como seus respectivos históricos profissionais. Além disso, vale observar também como eles lidam com pessoas, isso é importante para entender como poderá ser o suporte da empresa para com o franqueado.

Fazer networking com outros franqueados do grupo franqueador

Ainda visando estimar a qualidade do suporte da empresa aos seus parceiros, a dica aqui é fazer amizades e estreitar relacionamento com outros franqueados da bandeira pretendida. É também a partir do networking com quem já é do negócio que torna-se possível uma avaliação mais apurada a respeito de questões do dia a dia da franquia.

Ler todos os detalhes do contrato da franqueadora

Ler por completo os detalhes do contrato da franqueadora tende a evitar um bocado de dor de cabeça no futuro. Dada a importância dessa análise, recomenda-se até mesmo a contratação de um advogado para que este possa auxiliar no processo de assinatura do mesmo.

Em caso de dúvidas relacionadas a algum dos critérios presentes no contrato, o mais indicado é buscar um perfeito esclarecimento antes da assinatura.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: