Topo

O que são as franquias e como funcionam

Publicidade
Comente

Com o panorama da economia brasileira altamente favorável a novos investimentos, algumas pessoas de perfil empreendedor tendem a buscar por novas oportunidades a fim de ter seus próprios negócios. O problema é que o novo empreendedor nem sempre possui informações suficientes pra gerir um novo negócio e, a fim de minimizar os riscos de frustrações, o investidor acaba optando pelas franquias, um setor em franco crescimento no Brasil e em todo o mundo.

Esse artigo visa trazer informações básicas sobre o universo das franquias, sobretudo, àquelas pessoas que não possuem também muito conhecimento sobre o setor a fim de mostrar o quanto essa alternativa tende a ser útil ao novo empreendedor.

Saiba o que são franquias

o-que-e-franquia

Para melhorar a compreensão a respeito do que são as franquias, se faz necessário dividir em duas vertentes a explanação do assunto, de um lado temos os franqueadores e do outro os franqueados.

O franqueador é a pessoas que criou algum tipo de negócio para venda de produtos ou serviços e que, ao perceber o sucesso do empreendimento, decidiu duplicar o modelo, ou seja, decidiu permitir que outras pessoas, essas chamadas de franqueados, também pudessem ter, em outras regiões, um empreendimento exatamente igual ao seu, utilizando os mesmos padrões de qualidade, mesmo nome e mesmo modelo de administração, bastando, para tanto, que o interessado desembolse determinada quantia em dinheiro pelos direitos da marca e também aceite os termos de Royalties da mesma.

O franqueado, por outro lado, é a pessoa que decide ter um modelo de negócio de sucesso, pegando já a receita pronta, o que minimiza, em muito, os riscos de fracasso do empreendimento, assim sendo, o franqueado é quem irá pagar ao franqueador para ter direito a usufruir de sua marca e modelo de negócio bem como de todo “snowhow” já conquistado pela franqueadora ao longo dos anos.

Para facilitar ainda mais o entendimento aos mais leigos, daremos o exemplo do Mc’Donalds, que é uma das maiores franqueadoras do País. A pessoa que desejar se tornar um fraqueado e ter sua loja própria do Mc’Donalds irá desembolsar inicialmente cerca de R$ 1,2 milhões de reais.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: