Historicamente, a situação econômica do Brasil sempre deixou os empreendedores mais cautelosos com certo receio de investir no País, entretanto, esse panorama tem mudado drasticamente para melhor nos últimos anos e a tendência é que um progresso ainda mais acentuado seja observado nos próximos anos.
A estimativa de melhora, se deve principalmente aos números de um levantamento recente da Bloomberg, que deram conta de que o Brasil obteve um salto de vinte e três posições no ranking de melhores países para se investir.
Diante desse panorama positivo, o brasileiro tem sido cada vez mais influenciado a empreender, sendo que, na maioria dos casos, a opção escolhida por aqueles que estão em busca das primeiras ideias para ganhar dinheiro no mundo dos negócios, é a aquisição de franquias, que, apesar de trazer benefícios, também oferece riscos.
Uma franquia pode ser a solução do empreendedor iniciante, mas, também pode ser um verdadeiro martírio para aqueles que não possuem habilidades administrativas para gerir o negócio, por isso, na sequência traremos uma série de questionamentos que o empreendedor deve se fazer antes de optar por seguir esse caminho.
Idéias para ganhar dinheiro: 10 perguntas para se fazer antes de investir numa franquia
Qual o investimento total do negócio?
De acordo com especialistas, o empreendedor precisa, antes de qualquer coisa, avaliar qual é o total de capital necessário para viabilizar o negócio e mantê-lo por tempo suficientemente longo para recuperar o investimento e entrar na fase do lucro. Começar um negócio endividado, esperando exclusivamente o lucro para pagar as dívidas é um risco que geralmente não vale a pena correr.
qual é o Faturamento e margem de faturamento líquido mensal?
Para estimar o retorno do investimento, o empreendedor precisará fazer uma previsão mais realista possível de seu faturamento líquido mensal, de acordo com a ABF, essa margem de faturamento líquido fica entre 10% a 15% sobre o faturamento bruto.
Qualé a Duração e como são as tramitações do contrato de franquia?
Segundo especialistas, o contrato de uma franquia costuma ser de 5 anos, período em que na maioria dos casos o negócio já começa a gerar lucro. Para renovar o contrato, porém, algumas empresas exigem o pagamento total dos valores iniciais novamente, enquanto que, outras oferecem desconto e muitas sequer cobram renovação, é preciso portanto, ficar sempre atento ao tipo de contrato oferecido pela franquia desejada.
Qual é a previsão de retorno do investimento?
Com as respostas dos questionamentos acima, é relativamente simples chegar a uma conclusão quanto ao prazo estimado para retorno do investimento. Esse é um dado que precisa ser estimado.
O perfil é o ideal para a franquia?
De modo geral, cada franquia procura um tipo de parceiro que tenha afinidade com o nicho de mercado da marca, portanto, antes de adquirir uma franquia, o empreendedor deve avaliar se seu perfil condiz com o buscado pela franqueadora.
O suporte da rede funciona?
Uma boa franquia é aquela capaz de dar real suporte ao franqueado de modo a auxiliar na melhora de seus resultados, partindo desse princípio, antes de escolher por uma franquia é importante saber se de fato o suporte da rede escolhida funciona de maneira satisfatória.
O tempo de treinamento é suficiente?
Na hora de optar por uma franquia, é importante avaliar se o tempo de treinamento é suficiente para conseguir absorver todas as informações inerentes ao negócio, caso o tempo seja muito curto, corre-se o risco de começar um negócio cambaleante, diante da falta de informações sobre a gestão do mesmo.
Qual é o melhor ponto comercial?
O ponto comercial é fator fundamental do sucesso de uma franquia, portanto, o ideal é esboçar em um papel, todas as características de um ponto comercial ideal, para só a partir daí, sair em busca de contratos.
Qual é a experiência de outros franqueados?
Antes de optar por uma franquia, é importante ver como tem sido a experiência dos franqueados que já fazem parte da rede. Empresas que tem uma boa relação e histórico positivo com franqueados tende a ser fundamental para o sucesso do empreendimento.
Qual o histórico da franquia no mercado? E a reputação perante o público-alvo?
Avaliar a impressão dos consumidores para com os produtos ou serviços oferecidos pela franquia é um fator determinante para se ter sucesso nesse tipo de negócio. O histórico da franquia diz muito sobre ela. Empresas que tem mais tempo de mercado, geralmente oferecem menores riscos aos investidores, entretanto, isso não chega exatamente a ser uma regra, o mais importante no caso, é de fato a reputação da empresa frente ao público-alvo.
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