O Governo Federal anunciou recentemente o lançamento de um novo programa de auxílio aos mais pobres chamado Gás para Todos. A novidade acaba entrando para substituir o Auxílio Gás, que havia sido anunciado e lançado no ano de 2021 pela Lei nº 14.237/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881/2021.
O objetivo acaba sendo basicamente o mesmo, que é garantir que as pessoas mais pobres consigam ter acesso a este bem que é considerado essencial, o gás que permite com que as pessoas preparem os seus alimentos dentro das suas casas. O responsável pelo novo programa é o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o benefício é pago pela Caixa Econômica Federal.
Entenda melhor como vai funcionar este novo programa:
O que é o Programa Gás para Todos?
Esse é o novo programa que foi criado para garantir a continuidade da oferta do benefício, pago em dinheiro, para as pessoas mais carentes e que acabam tendo uma grande dificuldade para conseguir adquirir aqueles bens que são considerados como essências para, incluindo o gás para o preparo dos alimentos.
Essa modalidade, de acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo, tem como objetivo ampliar o benefício que atualmente é oferecido através do Auxílio Gás, que é de R$ 102 pagos a cada dois meses. A expectativa é que o novo programa passe a atender 20 milhões de famílias até o final de 2025.
O que vai mudar?
Uma das principais mudanças que foram anunciadas pelo governo federal para o novo Gás para Todos é que as famílias carentes vão deixar de receber o valor em dinheiro. No programa vigente, todos os meses são feitos cálculos levando em consideração o preço médio que está sendo cobrado pelo botijão de gás de cozinha de 13kg em todo território nacional.
E esse tipo de conta acaba criando algumas discrepâncias, já que em determinadas áreas o preço do gás pode acabar sendo mais alto do que o valor que está sendo depositado na conta do beneficiário. Além disso, atualmente não existe um controle de que este dinheiro, de fato, está sendo direcionado para a compra do botijão.
Com o novo programa, as famílias receberão o botijão de gás de cozinha diretamente das empresas que serão credenciadas como revendedoras. Este procedimento será realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que também será a responsável por definir um valor que será considerado como teto para o custo do botijão. Até o momento, esse valor ainda não foi definido.
Ainda de acordo com o anúncio feito pelo governo, a compra será realizada a partir de um aplicativo que será desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para essa operação. O beneficiário terá que instalar o aplicativo e ir até as revendas que aceitarem participar do programa. O pagamento será feito por meio do aplicativo. Assim, o recurso será utilizado somente para compra do botijão.
Quem pode participar do novo programa Gás para Todos?
As regras de acesso para este programa auxiliar seguem as mesmas aplicadas no programa atual Auxílio Gás. Ele será direcionado apenas para as famílias que estão devidamente cadastradas no Cadastro Único. Além disso, seguindo os dados que foram informados para este sistema, a família deve ter renda máxima de R$ 706 por pessoa.
O novo Gás para Todos já está valendo?
Ainda de acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, neste primeiro momento ele está na fase de projeto de lei, que foi encaminhado para o Congresso Nacional para que ele possa ser avaliado e apreciado na Câmara dos Deputados.
A previsão do texto que foi encaminhado para a Câmara dos Deputados indica que este programa tenha previsão de começo em janeiro de 2025, com aumento gradual do número de famílias participantes até alcançar 20 milhões de beneficiários em dezembro do mesmo ano.
Dicas para economizar gás de cozinha no dia a dia
Verifique o botijão e as mangueiras – Tanto o botijão quanto as mangueiras que são utilizadas para conexão com o fogão possuem um tempo máximo de uso. Essas informações de validade devem ser indicadas no produto em si, e devem ser respeitadas;
Otimize o preparo dos alimentos – Aproveite um dia para conseguir cozinhar diversos alimentos ao mesmo tempo;
Não abra o forno durante o preparo – Evite a fuga de valor e abra o forno apenas nos momentos mais próximos do final do tempo de preparo.
Comentários (0) Postar um Comentário