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Diferença entre pirâmide e MMN

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Nos últimos anos, um turbilhão de novas empresas tem surgido na internet e também no mundo físico, com propostas de trabalho a partir de casa, marketing multinível e até mesmo com promessas de dinheiro fácil. Entretanto, ao realizar uma análise detalhada desse tipo de empresa, não é tão difícil separar aquelas que praticam o verdadeiro marketing de rede daquelas que simplesmente estão em busca de sugar o dinheiro dos mais incautos.

Visando esclarecer aos menos informados as principais diferenças entre o legítimo marketing multinível e empresas com conceito piramidal disfarçada de MMN, trazemos esse artigo com alguns dos pontos cruciais dessas organizações.

Veja a diferença entre marketing multinível e pirâmides financeiras

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Uma empresa legítima de marketing multinível existe em função de seu produto e não em função de seu plano de remuneração, ou seja, empresas que focam seus rendimentos somente no cadastramento de novos membros para a rede de MMN e que não possuem um produto o qual as pessoas usariam independente do plano de marketing, fatalmente poderão, cedo ou tarde, ser consideradas empresas piramidais, pois não há sustentabilidade em um negócio onde não há foco no produto, a menos que seja uma instituição financeira e, para essa finalidade, precisaria estar amparada pela CVM, que regulamenta empresas dessa natureza.

Essência do marketing multinível

O Marketing Multinível, ou marketing de rede, segundo especialistas, se baseia em distribuição de produtos que as pessoas, de fato, tenham necessidade, de forma que a empresa obtenha seu lucro e o distribuidor tenha sua margem de retorno, sendo que opcionalmente para um ganho extra o distribuidor tem a opção de construir equipes de pessoas também interessadas na distribuição dos produtos que, por sua vez, gerarão maior lucratividade ao recrutador.

A essência das pirâmides financeiras

De acordo com especialistas, as pirâmides financeiras tem, em sua essência, a meta de recrutar novos cadastrados que pagarão adesão à empresa e ganharão dinheiro principalmente recrutando outros cadastrados da empresa, sendo que o produto é obsoleto, ou seja, não se trata de produto de primeira necessidade ou os valores praticados estão acima do que uma pessoa pagaria no mercado tradicional por outro similar. Assim sendo, o produto serve apenas para camuflar o esquema financeiro e prolongar ao máximo os rendimentos da pirâmide, uma vez que os órgãos competentes levam determinado tempo para apurar as irregularidades nesse tipo de empresa.


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