Topo

Como os jogos podem ajudar na sala de aula

Confira uma boa saída para os professores que queiram ensinar as crianças e se divertir ao mesmo tempo! Jogar é muito mais do que lazer. Veja mais!
Publicidade
Comente

Os jogos podem ajudar na sala de aula tornando o aprendizado mais agradável e interessante. É uma ótima forma de interação entre o professor e o aluno. O jogo torna o clima em sala de aula mais descontraído, alegre e confiante.

O papel do professor

O professor ajudará o aluno no seu desenvolvimento motor, psicológico e lúdico. O professor deverá interagir com o aluno construindo um ambiente na sala de aula de confiança, de segurança e de afetividade.

Hoje, muitos temas são voltados para a Língua Portuguesa, para a Matemática, para o Meio ambiente, para a Língua Inglesa, para a Geografia e todas as demais disciplinas da rede escolar.

Quais jogos podem ser utilizados?

Publicidade

As escolas da rede particular de ensino possuem salas específicas para que os alunos brinquem. Algumas recebem o nome de brinquedoteca, com jogos didáticos, brinquedos educativos, pista de trânsito, placas educativas, enfim uma serie de artefatos que tornam o aprendizado mais prazeroso.

Já na rede pública de ensino, todo o material é fornecido de forma precária, quando é fornecido, portanto, muitas vezes é do “bolso” do professor o dinheiro para a compra do material a ser utilizado para a confecção dos jogos.

É muito raro, mas ainda existem professores inovadores e preocupados e interessados com a educação no nosso país. Podemos realizar a confecção dos jogos também com a ajuda dos alunos. Utilizando material descartável e sucata.

Jogos confeccionados com sucata – material reciclado

Como os jogos podem ajudar na sala de aula

Publicidade

Com a ajuda dos alunos vamos confeccionar o tradicional “Jogo da Velha” com tampinhas de garrafa plástica. Pode ser qualquer tampinha de garrafa de refrigerante ou água.

Material:

  • 10 tampinhas de garrafa plástica;
  • Um pedaço cortado em quadrado de cartolina ou papel cartão;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Desenhos de frutas ou animais;
  • Canetinha ou lápis de cor para colorir;
  • Régua.

Modo de preparar:

A professora ajudará nessa tarefa. Poderá imprimir figuras de frutas (maçã, banana, uvas) ou animais para que as crianças recortem. Cada criança (aluno) deverá escolher uma fruta ou animal. Recortar em formato redondo. Pintar as figuras, com canetinha ou lápis de cor, da seguinte forma: se for maçã, todas as 11 figuras de maçã devem ser pintadas de vermelho. Se for de animais, escolher o animal e pintar da mesma cor todas as 11 figuras. Cada criança (aluno) deve ter 11 figuras diferentes.

Após pintarem, as crianças irão colar as figuras em cima das tampinhas. Desenhar no quadrado recortado com a ajuda do professor e de uma régua as linhas do jogo da velha.

A professora dividirá os alunos em pares dando início ao jogo.

Pronto! O jogo está perfeito e lindo! Agora é somente começar a diversão!

O mesmo pode ser feito para a fixação da tabuada, através do Jogo da Memória, que poderá ser confeccionado com papel cartão ou cartolina colorida.

Deve-se respeitar a faixa etária da criança. Podem-se criar jogos específicos para meninas e outros para meninos.

Existe material de apoio para professores interessados em sites, bibliotecas, livros, que são voltados para jogos educativos.

Você, professor, pode tornar o aprendizado uma grande brincadeira!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: