Topo

Compras de fim de ano: Dicas para gastar menos e não comprometer o orçamento

As melhores dicas de investimentos e notícias da economia estão no ClickGrátis! Compras de fim de ano: Dicas para gastar menos e não comprometer o orçamento
Publicidade
Comente

O fim de ano chegou e o 13º saiu, mas, com ele também chegaram as inúmeras promoções e descontos oferecidos pelo comércio.

Diante disso, embora o desejo de muitos seja naturalmente o de sair por aí aproveitando as ‘pechinchas’, especialistas em finanças alertam para os riscos de gastar muito no período e acabar começando o ano com o orçamento no vermelho.

Para ajudar quem deseja gastar menos e evitar quaisquer problemas dessa natureza, apresentamos a seguir algumas dicas básicas que podem ser de grande utilidade. Veja!

Compras de fim de ano: Dicas para gastar menos e não comprometer o orçamento

dicas-para-economizar-no-natal

Orçamento em primeiro lugar

Publicidade

Antes de sair comprando, é preciso somar todas as receitas e deduzir as despesas fixas. O valor resultante é o total que pode ser usado em presentes e outras despesas de fim de ano.

Sem dívidas para presentes

Na hora de presentear, nada de querer surpreender o presenteado com algo caro. Use a criatividade e compre apenas aquilo que cabe no orçamento. Respeitar o próprio padrão de vida é um dos segredos para deseja manter a saúde financeira.

Publicidade

Leia também:

Não gastar todo o 13º

Não é porque recebeu o 13º que você deve abusar dos gastos. Reserve parte desse dinheiro para emergências ou até mesmo para investimentos em novos projetos no ano vindouro.

Não comprar por impulso

Compre apenas o necessário e não o faça por impulso. Antes de sair às compras, saiba exatamente o que você de fato precisa. Além disso, não tenha vergonha de procurar pelo menor preço.

Evitar parcelas

Pagar juros, só em último caso. Dito isso, opte sempre que possível pelas compras a vista, deixando a opção de comprar parcelado para último caso. Além disso, se optar de fato pelo parcelamento, procure encaixar o valor das parcelas no orçamento de modo que a saúde financeira não seja comprometida.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: