Topo

Aprenda usar o cartão de crédito em favor de seu bolso - veja dicas

Dicas de investimentos e notícias da economia estão no ClickGrátis! Aprenda usar o cartão de crédito em favor de seu bolso - veja dicas
Publicidade
Comente

Dentre os fatores que podem comprometer o orçamento familiar, as dívidas com cartões de créditos seguramente ocupam posição de destaque. Isso acontece principalmente em função das altas taxas praticadas por bancos e administradoras de cartões, pelo que, todo cuidado é pouco na hora de fazer compras parceladas.

Leia também:

Dito isso, listamos a seguir algumas dicas básicas, baseadas na opinião de especialistas e que podem ajudar no uso consciente do cartão de crédito, fazendo-o funcionar como um aliado da economia doméstica, e não como o vilão que tem se tornado para muitos.

Aprenda usar o cartão de crédito em favor de seu bolso – veja dicas

como-usar-cartao-de-credito-a-seu-favor

Cuidado com o limite

Publicidade

O limite do cartão é fator primordial no controle de gastos, portanto, na hora de solicitar um, nada de querer extrapolar. O ideal é que o limite seja de no máximo 50% da receita líquida mensal, isso evitará a tentação futura de fazer contas as quais não pode pagar.

Atenção aos gastos

Um dos erros mais comuns dentre os cometidos por quem usa cartão de crédito é o de não anotar aquilo que gasta durante o mês. Algumas pessoas, inclusive, sequer se preocupam em ver o relatório da fatura no final do mês, o que tende a ser um grande ‘tiro no pé’.

Publicidade

O ideal é saber exatamente pra onde foi cada centavo do dinheiro, e pra isso, nada melhor que as anotações.

Atenção aos saques

As tarifas cobradas pelas administradoras para a realização de saques do limite do cartão de crédito não costumam ser nada ‘amigáveis’, portanto, evite ao máximo esse tipo de recurso, lançando mão dele somente em casos de extrema necessidade.

Atenção aos cartões de lojas

Muitas lojas só permitem o pagamento das faturas de seus cartões dentro de uma das filiais da loja, o que pode acabar estimulando uma nova compra. O melhor a se fazer, portanto, é evitar os cartões dessa natureza.

Planejamento acima de tudo

Com cartão ou com dinheiro, não aja por impulso. Antes de efetuar uma compra especificamente no cartão, no entanto, procure planejar o valor do gasto de forma que seja possível ter o montante total no dia do vencimento da fatura. Isso evitará a necessidade de reparcelamento ou renegociações de dívidas no futuro.

Atenção às vantagens

A maioria dos cartões de créditos oferece uma série de vantagens aos seus usuários, e não lançar mão desses benefícios é simplesmente ‘perder dinheiro’. Procure se informar melhor sobre os programas de milhagens e pontos para descontos em estabelecimentos, que eventualmente são oferecidos pelas administradoras de cartões através de parcerias.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: