Um dos grandes motivos que as pessoas indicam para que elas não consigam economizar dinheiro no dia adia é justamente o fato de que elas ganham pouco. E realmente a situação de grande parte das famílias brasileiras não é favorável, com os salários médios pagos para grande parte dos empregos muito baixo e com o alto custo de vida na grande maioria das regiões.
Por outro lado, existe um fenômeno bastante conhecido no mundo das economias e que pode ser facilmente observado na prática, no dia a dia das pessoas. Determinadas personalidades constroem necessidade de gastar todos os valores que são acumulados ao longo de um determinado período. E, mais ainda, conseguem rapidamente aumentar os gastos junto com o aumento dos ganhos.
Na prática, isso acaba resultando basicamente em um cenário dos mais negativos quando o assunto é economia, pois sem uma mudança efetiva de planos e de mentalidade, as pessoas vão continuar aumentando os gastos na medida em que vai aumentando os ganhos.
Por isso, alguns especialistas defendem que, mesmo no momento que as pessoas estão ganhando pouco, tendo um orçamento mais apertado, é fundamental o desenvolvimento de um comportamento que seja justamente orientado para a economia de uma forma geral, permitindo com que elas consigam criar estratégias que vão seguir tendo validade, mesmo que elas tenham uma melhora nas condições financeiras.
Além disso, quando as pessoas ganham pouca, elas acabam se tornando mais reféns das situações adversas de uma forma geral. Por conta disso, a economia de dinheiro acaba sendo ainda mais importante, pois será uma forma de conseguir realmente ganhar um pouco mais de liberdade financeira para conseguir tomar as principais decisões.
Confira algumas dicas para quem gostaria de economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco:
Organize todas as despesas
Mesmo que as pessoas ganhem pouco e tenham a sensação de que estão controlando as despesas, isso nem sempre é verdade. A única forma de saber, de fato, se existe algum controle é realmente criar uma planilha e organizar todas contas, com informações precisas.
Mais do que simplesmente anotar as contas, é preciso que elas tenham dados que possam ser analisados posteriormente, como valores, quantidades de parcelas que ainda faltam, possíveis descontos. Também é importante que elas sejam devidamente cadastradas em categorias, para que as pessoas consigam ter uma ideia para onde o seu dinheiro está indo.
Corte gastos desnecessários
A partir do momento que existe uma classificação completa de todas as contas, as pessoas conseguem mapear a forma como este dinheiro é gasto, e, principalmente, identificar possíveis gastos que possam ser considerados como desnecessários. Com isso, os cortes podem ser feitos de uma forma mais precisa.
Dentre os gastos que podem ser cortados dentro de um orçamento doméstico mais apertado estão os pedidos de comida via delivery, que acabaram se tornando muito mais recorrentes nos dias de hoje. Existem ainda os pagamentos de assinaturas para os mais variados serviços de streaming que existem, e que nem sempre são utilizados.
Reduza a presença do cartão de crédito no dia a dia
O cartão de crédito, pelo menos na teoria, poderia ser uma forma muito interessante de economizar nas contas do mês, centralizando todas as despesas no mesmo lugar e ainda definindo um limite para estes gastos. O problema é que, na prática, o cartão de crédito acaba tendo um efeito inverso. As pessoas tendem a gastar mais.
Isso acontece basicamente em função dos limites de crédito que acabam sendo oferecidos, e que, muitas vezes, acabam sendo maiores do que os valores obtidos pela pessoa como salários e outros vencimentos. Além disso, existe uma falsa impressão que as pessoas não estão gastando, de fato, quando passam uma compra no cartão, já que não estão vendo sair dinheiro da sua conta na hora.
Fique de olho nas contas básicas e no mercado
Para as famílias que possuem um orçamento mais apertado, os preços que são cobrados pelos serviços de consumo que são considerados como básicos, como água, luz e gás, acabam tendo um peso maior. E outra conta que costuma ser muito relevante dentro deste orçamento é tudo que acaba sendo gasto no mercado. Por isso, essas duas categorias precisam ser monitoradas bem de perto.
Quando estamos falando das contas de consumo, pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença, como reduzir o tempo do banho, que ajuda a economizar água e luz. Além disso, também é importante otimizar os equipamentos para que eles consumam mesmo, e sempre ficar de olho em qualquer vazamento.
Já no mercado, um dos grandes truques é não deixar de ir às compras sem uma lista em mãos. Se essa lista for feita baseada em um cardápio já definido, ela costuma ser ainda mais interessante. Por último, é fundamental aproveitar os dias de promoção, mas sempre mantendo o controle, evitando a compra de itens desnecessários em cada ida.
Comentários (0) Postar um Comentário