Topo

Como ser proativo no trabalho? Entenda melhor o que é produtividade

Entenda melhor o que é essa característica e os motivos que fazem ela ser tão solicitada dentro do ambiente profissional.
Publicidade
Comente

Ao analisar muitas vagas de emprego, uma das características mais pedidas pelas empresas no momento que elas estão buscando um novo profissional para preencher uma determinada vaga é a proatividade. Mas nem sempre as pessoas conseguem entender, de fato, o que isso significa e como essa característica pode ser medida em um profissional.

Como ser proativo no trabalho? Entenda melhor o que é produtividade

Ao mesmo tempo que os candidatos ficam sempre pensando em como comprovar que realmente é proativo. Também existem outras questões relacionadas a proatividade que também podem acabar se tornando bastante sensíveis. Afinal de contas, o que pode ser considerado como proatividade e o que pode acabar ultrapassando os limites e as regras impostas pela organização.

Saiba mais sobre a proatividade e entenda como essa característica pode ser trabalhada dentro do ambiente profissional:

O que é a proatividade?

Publicidade

De uma forma geral, podemos afirmar que a proatividade é um tipo de comportamento que pode ser desenvolvido por algumas pessoas e que se converte em uma maior capacidade de tomar determinadas atitudes de ação de forma antecipadamente. Essas pessoas conseguem tomar iniciativa e assumir responsabilidades sem esperar que isso seja uma demanda de fato.

Uma outra definição que normalmente costuma ser utilizada para as pessoas consideradas como proativas é que elas estejam constantemente “engajadas em fazer acontecer” ao invés de esperar que elas simplesmente aconteçam ou ainda ter uma mentalidade e um comportamento que sejam orientados e direcionados para a ação e também para a solução.

Quais são as principais características de uma pessoa considerada como proativa?

A proatividade é uma característica que precisa ser comprovada ao longo do tempo, já que dificilmente as pessoas conseguem comprovar em apenas uma entrevista. Mas os profissionais que são responsáveis por fazer essa seleção normalmente conseguem identificar alguns comportamentos nos candidatos que geralmente estão aliados a a proatividade. Algumas das principais características são as seguintes:

Capacidade de adaptabilidade – Essas pessoas conseguem estar sempre abertas as mudanças e também as novas ideias que surgem dentro do ambiente de trabalho, conseguindo rapidamente se adaptar em cenários de mudanças, o que nem sempre é fácil para algumas pessoas;

Antecipar acontecimentos e problemas – Não se trata nada de uma capacidade sobrenatural, mas é fato que as pessoas proativas conseguem, na grande maioria dos casos, antecipar a resolução de problemas antes mesmo que eles se tornem um problema, ou pelo menos quando seu impacto ainda é menor;

Maior autonomia – os funcionários proativos conseguem entender que autonomia é uma característica importante. Mas ela também deve ser sempre desenvolvida junto com discernimento, uma vez que os profissionais precisam conseguir entender até que ponto eles podem tomar determinadas decisões e atitudes sem ultrapassar os limites estabelecidos;

Capacidade de colaborar – Os funcionários que conseguem ter um comportamento mais proativo, na grande maioria dos casos, também conseguem colaborar de uma forma mais eficiente com a estrutura corporativa de uma forma geral, sejam os seus colegas ou seus superiores;
Como ser uma pessoa mais proativa no ambiente de trabalho?

Não tenha medo de se antecipar

Uma das principais características das pessoas proativas é a capacidade de se antecipar às necessidades que surgem dentro do seu ambiente de trabalho. Muitas pessoas podem ter essa característica, conseguindo até mesmo identificar possíveis situações que podem se tornar um problema, mas não acabam, externando isso por medo. 

Por isso, é muito importante deixar este medo de lado e começar a externalizar atitudes e ações que podem vir a fazer toda a diferença. Até mesmo porque, a partir do momento que o problema já está posto, de nada adianta o funcionário falar frases como “eu sabia que isso ia acontecer”. 

Apresente as soluções

Muitos funcionários acreditam que são pessoas proativas a partir do momento que apontam os mais variados problemas dentro da empresa, sejam aqueles que já existem ou que podem vir a acontecer. Mas de nada adianta indicar o problema sem indicar uma solução também.

Por isso, é muito importante que as pessoas consigam pensar nestas situações e, junto com o problema, também indicar algum tipo de solução, nem que sejam apenas sugestões de como a situação deve ser analisada de uma forma geral. 

Nunca deixe de colaborar com os colegas

O profissional com maior característica de autonomia também pode acabar se sentindo um tanto quanto sozinho e solitário. Afinal de contas, nem sempre os colegas e a própria empresa possuem uma estrutura que aceite este tipo de intervenção. Por isso, é muito importante que estes profissionais também busquem identificar formas de colaborar com os colegas. 

Ao invés de pensar em soluções e alternativas que poderão ser feitas apenas pela pessoa, que tal pensar em formas de envolver o grupo do setor ou outros integrantes da empresa? A autonomia também pode se apresentar quando o funcionário consegue identificar que o colega está precisando de ajuda. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: