Topo

Como fazer networking?

Saiba como construir uma boa rede de contatos para acesso a boas oportunidades.
Publicidade
Comente

Networking é um termo que acabou se tornando muito utilizado no dia a dia do mundo dos negócios, e posteriormente acabou se tornando bastante difundido mesmo entre as pessoas que não estão necessariamente ligadas ao corporativismo de uma forma geral. Basicamente ele se refere a uma rede de contatos criada com o objetivo de trocar informações, conhecimentos e experiências. 

Como fazer networking?

Basicamente são as pessoas que você conhece e que nem sempre estão diretamente classificadas em alguma situação que denota uma relação mais próxima, como parentesco ou amizades mais próximas. Na grande maioria dos casos, o foco do networking é aumentar as chances de acessar determinadas oportunidades, especialmente as relacionadas ao mundo dos negócios e dos projetos de uma forma geral. 

A criação de uma rede de contatos profissional é tamanha que acabou dando origem até mesmo uma rede social focada somente nisso, que é o famoso Linkedin. Mas é importante que as pessoas consigam diferenciar essas redes de contatos, pois, quando estamos falando de empresas e negócios, nem sempre os interesses e as expectativas são as mesmas das outras redes de relacionamento que vão sendo criadas. 

Publicidade

Mas os benefícios de ter uma boa rede de networking é facilmente percebível quando estamos falando de desenvolvimento profissional e de carreira como um todo. Essas pessoas conseguem, normalmente, serem lembradas para vagas de emprego, ou acabam sendo indicadas para prestar determinados serviços. 

Confira algumas dicas para começar a criar e fortalecer o networking.

Mantenha sempre objetivos claros

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham objetivos claros a partir do momento que vão dedicar tempo e energia para a criação e o fortalecimento de um bom networking. Esses objetivos nem sempre precisam ficar claros e serem anunciados para as outras pessoas, mas internamente é muito importante que as pessoas não tenham dúvidas sobre o que desejam em relação ao estabelecimento de contatos. 

Dentre os objetivos mais utilizados pelas pessoas que começam um bom networking estão o de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, ou então ter acesso a novas e melhores oportunidades profissionais, ou ainda tornar a sua empresa ou o seu projeto mais conhecido em determinado segmento.

Participe de feiras e eventos

As feitas e eventos são basicamente momentos criados para que as pessoas possam fazer contatos e estabelecer networking, seja no segmento profissional, ou acadêmico, religioso, e outros interesses e setores. Por isso, participar deles acaba sendo muito importante justamente para que as pessoas consigam conhecer e entrar em contato com novas pessoas. 

Normalmente os eventos e as feitas acabam sendo feitas com o objetivo de reunir pessoas que tenham interesses e prioridades muito parecidas, e isso facilita bastante o estabelecimento de conexões. Também é um importante momento para que a pessoa, como profissional, seja vista, o que também é muito importante. 

Utilize as mídias digitais

As mídias sociais podem acabar sendo utilizadas de uma forma muito efetiva para estabelecer contatos profissionais com outras pessoas, iniciando um networking que pode acabar se tornando efetivo e trazendo resultados no mundo offline. O Linkedin acaba sendo o serviço próprio para conseguir criar vínculos com outros profissionais.

Mas, dependendo do perfil do projeto e do profissional, outras redes sociais também podem acabar sendo utilizadas para divulgação da imagem e dos projetos de um profissional, buscando pessoas que tenham interesses parecidos.

Mas as redes sociais exigem uma certa dedicação. É muito importante que os usuários mantenham informações e dados sempre muito bem atualizados. Além disso, também é importante manter uma certa constância na presença digital, aparecendo de tempos em tempos, sem deixar muito tempo o espaço sem movimento.

Busque por pontos em comum

Uma das bases do networking é a conexão com pessoas que tenham pontos em comum. Isso vale para os relacionamentos interpessoais e também valem para os relacionamentos no mundo dos negócios. Mesmo que essa rede de contatos tenha um caráter mais profissional e específico para essas atividades, os relacionamentos entre pessoas também envolvem algumas outras questões. 

Um bom começo de networking sempre nasce a partir das pessoas que se conhece e que estão próximas. A partir destas, as pessoas conseguem conhecer outros indivíduos que podem ter interesses em comum. Esse basicamente é o conceito de rede. 

Aposte na diversificação da rede

Mesmo que o networking tenha um objetivo muito especifico e que normalmente se desenvolva a partir dos interesses e das atividades desenvolvidas, em muitos casos é importante que as pessoas também comecem a pensar em formas de diversificar essa rede de contatos. 

Essa diversificação é importante especialmente para as pessoas que estão interessadas em divulgar seus serviços para um grupo maior de pessoas. Além disso, as pessoas de diferentes áreas podem acabar trazendo diferentes tipos de oportunidades, que podem até mesmo fazer com que a pessoa avalie outros pontos e aspectos da sua carreira. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: