Topo

7 dicas para não errar na compra do sofá

Comente

O sofá é um dos itens mais importantes dentro da casa das pessoas, sendo geralmente um dos primeiros itens que as pessoas adquirem quando estão montando o seu lar. Mais do que ter uma função principal, os sofás se tornaram um daqueles itens simbólicos que demarcam um determinado local da casa, como é o caso da sala de estar. Também está diretamente relacionado aos momentos de conforto.

Como se trata de um móvel que também é muito grande, também possui um impacto muito forte no ambiente. Por isso, no momento da escolha, diversos elementos devem ser levados em consideração.

Confira dicas incríveis para não errar no momento da escolha do novo sofá para sua casa:

7 dicas para não errar na compra do sofá

Mantenha o foco na função

Antes de mais nada, é muito importante manter sempre o foco naquela função que o sofá vai ter como principal. Muitos acham que o sofá sempre vai ter a mesma funcionalidade, que é a de permitir um momento de descanso. Mas, dependendo do local onde ele é colocado e das coisas que estão ao seu redor, ele ganha diferentes características. O sofá para assistir televisão por um tempo mais prolongado deve ter recursos que permitam com que a pessoa recline e tenha uma espuma mais densa. Já aqueles para salas de conversa podem ser mais focados no modelo convencional, que deixa a coluna mais reta. 

Calcule o tamanho

Veja também:

O tamanho do sofá também é muito importante e geralmente é algo que as pessoas simplesmente esquecem quando estão procurando um móvel para sua sala. É muito importante que, ao ir até uma loja, as pessoas já tenham na sua cabeça, ou anotado em algum lugar, todas as informações referentes ao tamanho disponível para colocação o mesmo. Além disso, também é muito importante levar em consideração que é importante deixar um espaço disponível dos lados do sofá. Em um ambiente de circulação, por exemplo, o ideal é deixar eplo menos 70 cm de espaço em torno do sofá. 

Sofás de cantos para ambientes pequenos

Em salas ou ambientes que não possuem muito espaço disponível, o ideal é escolher um modelo de canto. Estes sofás costumam ter um formato que pode ser encaixado mais facilmente em um dos cantos do ambiente, o que acaba aproveitando melhor um espaço que geralmente acaba sendo morto em salas menores. Mas, principalmente nestes casos, vale a dica anterior: chegue na loja sempre com os tamanhos disponíveis para não errar na hora da escola. 

Pense na rota que o móvel vai fazer

Ainda falando nos tamanhos do móveis, é muito importante que as pessoas não pensem apenas no tamanho que o sofá vai ocupar na sua sala, mas também é muito importante calcular qual a rota que este móvel vai fazer até estar devidamente instalado no ambiente. No caso de quem mora em apartamento, por exemplo, é importante levar em consideração os tamanhos de elevadores e escadas, por exemplo. Também é importante pensar no tamanho das portas por onde o sofá vai passar. 

Escolha a espuma correta

A densidade do sofá é outra informação muito importante e que deve ser levada em consideração no momento da compra. As espumas dos assentos devem ficar com uma densidade entre D28 e D33. Também é importante ficar de olho nas percintas elásticas, que ajudam a sustentar toda essa espuma, além de oferecer ao móvel uma camada extra de maciez e flexibilidade. 

Compre sofás com tecidos mais duráveis

No caso do sofá ser utilizado por crianças ou pets é interessante ficar de olho no revestimento. O ideal é escolher um material que apresenta mais resistência e também uma maior facilidade de limpeza. Nestes casos, pode ser interessante apostar em sofás feitos com loja ou jeans. Além disso, também existem opções de capas que sejam removíveis e laváveis. 

Escolha uma cor que combine com o ambiente

A cor do tecido também é muito importante para que ele combine bem com o ambiente. As escuras tendem a esconder melhor a sujeira, mas podem deixar o ambiente mais pesado. Neste caso, é mais recomendado para os locais que tenham bastante luminosidade. Já as mais claras podem sujar mais rápido, o que vai exigir uma melhor manutenção. 

Dica bônus: Mantenha o sofá higienizado

A limpeza e higienização do sofá é muito importante. Existem diversas empresas que fazem a higienização de uma forma profissional, inclusive com algumas opções de lavagem a seco. Nestes caso, as empresas fazem o serviço na própria casa do cliente. Mas também existem algumas soluções de limpeza de sofá que são caseiras. 

Uma dica, por exemplo, é fazer uma misturinha com amaciante, vinagre branco e água morna, passando pelo sofá para remover o cheiro ruim. Também é importante sempre tirar o pó que se acumula no móvel, de preferência com aspiradores específicos para assentos. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: