Topo

Vida pós-parto: Tudo o que você precisa sobre o assunto – Veja

Comente

Durante a gravidez, a mulher passa por uma série de transformações, tanto físicas quanto emocionais. Diante disso, na maioria das vezes ela acaba não tendo uma noção exata de como ficará seu corpo, sua mente, e sua vida após o nascimento do filho.

Mas apesar de a chegada do bebê de fato alterar a rotina da mulher, aprender a lidar com essa nova fase não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

Para isso, bastam apenas informações precisas e alguns ajustes nos hábitos, pelo que, apresentamos a seguir uma lista de coisas que devem chegar ao conhecimento de todas as mulheres que enfrentarão o pós-parto. Veja!

Vida pós-parto: Tudo o que você precisa sobre o assunto – Veja

vida-pos-parto

Sobre os palpites

Após o nascimento do bebê surgirão muitas pessoas para dar palpites sobre como cuidar da criança, e muitas delas poderão dizer o oposto do que você conhece sobre cuidar de um filho.

Na maioria das vezes os amigos até têm boas intenções ao opinar sobre os cuidados com o bebê em situações que foram favoráveis a eles, mas, nesse momento é preciso manter a calma evitar a ansiosidade e a insegurança. Lembre-se que apesar das opiniões divergentes, são os pais quem dão a palavra final à criança.

Sobre a barriga da mãe no pós-parto

Após o nascimento do bebê a barriga vai diminuindo naturalmente aos poucos, entretanto, a pele e os músculos demoram cerca de 40 a 80 dias para voltar ao que era antes. Apesar disso, é preciso tranquilidade, pois o inchaço é totalmente normal, e no pré-natal as mulheres costumam receber várias orientações sobre esse assunto.

Vale ressaltar ainda que na amamentação a mulher também perde peso, em função dos gastos calóricos que equivalem em média a uma hora de exercícios por dia.

Dificuldade na amamentação

Quem vê de fora acha que a amamentação é algo simples e natural, porém, na prática o início requer certo esforço, principalmente nos primeiros dias, até que tudo isso se torne um hábito. Note que o sucesso na amamentação depende exclusivamente da mãe, que precisa ter força de vontade para que isso ocorra.

Leia também:

O que é Baby Blues?

Baby Blues é uma expressão em inglês que diz respeito à determinada tristeza sentida pelas mães quando do nascimento do bebê. Em 90% dos casos o humor depressivo ocorre após o parto no processo de adaptação da maternidade.

Esse momento faz bem para algumas mulheres para que elas voltem suas atenções para si mesmas e consigam lidar com a situação de maneira saudável.

Sexo no período pós-parto

De acordo com os especialistas, as mulheres podem voltar a ter uma vida sexualmente ativa em cerca de 40 dias após o parto, pois nesse momento o seu corpo já está preparado, e com a produção hormonal recuperada. Vale ressaltar, porém, que cada mulher sente sua libido de maneira diferente.

Em todo caso, é preciso um jogo de cintura para cuidar do bebê o dia todo e ainda ter disposição para satisfazer a vontade sexual, contudo, a relação sexual pode até melhorar se houver um diálogo, seguido de compreensão e carinho da parte do parceiro.

Bebê magro nos primeiros dias após o nascimento

Após o nascimento a criança perde até cerca de 10% de seu peso nos primeiros dias de vida, isso é normal. Essa perda de peso inclusive é esperada pelos especialistas.

Na opinião da maioria deles, os bebês nascem inchados e vão voltando ao normal aos poucos. Além disso, o que também contribui é que há a mudança de alimentação, ou seja, antes a criança recebia o alimento via cordão umbilical, enquanto, agora recebe pela boca.

Fase de adaptação ao pós-parto

A partir do nascimento do bebê é que a mãe passa a ter um contato realmente direto com ele, sendo, portanto, aí que os sentimentos eventualmente se confundem. Muitas mães, inclusive, ficam se perguntando onde foi parar o amor incondicional da gravidez.

Se isso acontecer, fique tranquila, embora isso seja pouco comentado, trata-se de algo absolutamente normal, e nada mais é que uma fase de adaptação à nova vida que foi gerada por você. Em todo caso, mantenha sempre o mesmo carinho, cuidado e dedicação para com a criança, mesmo nessa fase.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: