Topo

Segurança do bebê: veja dicas para acertar na escolha da creche de seu filho

Dicas de saúde e educação infantil para pais de primeira viagem no ClickGrátis! Segurança do bebê: veja dicas para acertar na escolha da creche de seu filho
Publicidade
Comente

As creches e/ou berçários, são instituições habilitadas a atender crianças com até três anos de idade. E para alguns pais, essas são as únicas soluções disponíveis quando precisam trabalhar e não podem cuidar diariamente de seus filhos pequenos.

E se a princípio a ideia de ficar longe dos filho pode ser algo difícil e até mesmo doloroso, o problema tende a ser minimizado com a escolha de uma instituição confiável, capaz de oferece tranquilidade e segurança à criança. Dito isso, decidimos listar algumas dicas que podem ser úteis na hora de avaliar a melhor creche para o bebê. Veja!

Segurança do bebê: veja dicas para acertar na escolha da creche de seu filho

dicas-na-hora-de-escolher-creche

Questões legais

Publicidade

Antes do funcionamento, propriamente dito, toda creche deve atender a uma série de exigências legais. Algumas dessas exigências, por exemplo, é a de tirar um alvará de funcionamento concedido pelo Corpo de Bombeiros.

Além disso, toda creche deve possuir também pelo menos um diretor técnico com formação superior, licenciado em pedagogia, ou pós-graduação equivalente em educação. Antes de escolher a creche ideal, portanto, procure se informar se o estabelecimento pretendido atende a todos os pré-requisitos e possui todos os documentos necessários ao seu funcionamento.

Local acessível

Escolha uma creche que seja próxima à sua casa. Viagens longas de carro com crianças pequenas ou bebês, podem ser estressantes tanto para os pais quanto para as crianças, e pode ser ainda pior se o trajeto incluir transito caótico.

Quantidade de monitores responsáveis pelas crianças

Publicidade

Antes de escolher a creche para a criança verifique a quantidade de pessoas que trabalha no dia a dia com as crianças, assim você saberá se seu filho terá a atenção que ele precisa. Claro que a quantidade de pessoas pode variar de acordo com a faixa etária da criança, mas, no caso de bebês, o correto é que seja um monitor para cada seis bebês, no máximo.

Estrutura da instituição

Preste atenção em como é o clima no ambiente que seu filho irá frequentar, dessa forma saberá se ele irá se sentir confortável dentro das salas, que por sinal, devem ser bem arejadas.

Verifique, portanto, se além da entrada para o sol há espaço para brincadeiras, de modo que a criança possa circular pela sala com segurança. Além disso, observe se no local há lugares que oferecem riscos de quedas, os exemplos incluem janelas baixas, escadas, ou portas vulneráveis. O ideal é que o local possua piso emborrachado, principalmente nas salas dos bebês.

Leia também:

Programação

Converse com as professoras do local, para saber qual o tipo de projeto pedagogo que a instituição oferece, informando-se se haverá momentos ao ar livre e quais serão os tipos de atividades oferecidas nessas ocasiões.

Preparação dos

Para se trabalhar em uma creche, os professores precisam ter no mínimo formação de ensino médio. E tão importante quanto a formação do profissional, é a maneira que ele lida com a criança, procure observar cada detalhe durante o horário de funcionamento da instituição, conhecendo assim cada um dos responsáveis pelos cuidados dos pequenos.

Lista de materiais usados

Verifique os tipos de materiais que a instituição irá oferecer para a criança, como por exemplo, roupas de cama, brinquedos e fraldas. Aproveite e peça uma lista do tipo de material que é necessário levar de casa, dessa forma não haverá nenhum gasto surpresa e nem será preciso providenciar algo de última hora no primeiro dia do filho na creche.

Higiene do local

Quando for visitar a instituição, observe se os chãos, banheiros e paredes estão devidamente higienizados. Uma instituição para crianças pequenas deve estar sempre pronta para evitar alergias e outras eventuais doenças.

Além disso, certifique-se de que as roupas de cama são trocadas pelo menos uma vez por semana, avaliando também se os ambientes em que as crianças frequentam são limpos diariamente, e se os brinquedos que elas manipulam estão sempre limpos. Os bichos de pelúcia, por exemplo, devem ser lavados uma vez por mês, no mínimo.

Saúde é importante

Embora não seja algo obrigatório, é recomendável que toda creche possua uma enfermeira de plantão, além do que, é importante que as berçaristas e professoras tenham uma noção clara sobre os primeiros socorros.

Fique atento se a instituição possui algum tipo de formulário ou documento com as informações médicas da criança, tais como convênio médico ou alergia a alguma medicação.

Vale ressaltar que nenhum funcionário do local deve ter a permissão para receitar medicamento à criança, devendo ministrar, portanto, apenas os medicamentos determinados pelos pais com base em receita médica.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: