Topo

Vai contratar uma babá? Veja cuidados importantes para minimizar riscos

Comente

Quando a licença maternidade chega ao fim é o momento da mãe voltar ao trabalho e deixar sua criança sob os cuidados de terceiros, que normalmente costuma ser uma babá. Mas antes de decidir pela possível candidata à babá, alguns cuidados se fazem necessários, afinal, encontrar alguém de confiança não costuma ser tão fácil na atualidade.

Leia também:

Dito isso, decidimos apresentar a seguir uma lista de cuidados fundamentais que os pais devem considerar antes de fechar um acordo com a próxima babá do filho. Veja!

Cuidados fundamentais na hora de contratar uma babá para o filho

dicas-na-hora-de-contratar-baba

  • Antes de contratar uma babá a primeira coisa a se fazer é pedir à candidata um atestado de antecedentes criminais atualizado. Não aceite um atestado federal de antecedentes, pois a única coisa que ele prova é que a candidata não deve nada ao Fisco.
  • Ao pedir um telefone para checar referências da candidata, aceite apenas números de telefone fixo. Isso transmite maior credibilidade.
  • Peça à candidata também o telefone fixo e o endereço do antigo empregador que ela teve. Caso não consiga ir pessoalmente ao local indicado, procure confirmar o endereço ao menos pela lista telefônica.
  • Outra forma de saber sobre o comportamento da candidata à babá é ir até o seu endereço e ver como ela trata seus próprios filhos. Se possível pergunte aos vizinhos dela a respeito do comportamento da mesma em relação aos pequenos.
  • Peça a carteira de trabalho da candidata, e se ela alegar tê-la perdido, desconfie.
  • Antes de dizer qualquer tipo de informação sobre os filhos, pergunte a babá qual a faixa etária que ela prefere trabalhar. Algumas babás demonstram ser mais impacientes com crianças mais velhas ou muito novinhas.
  • Durante a entrevista procure observar o comportamento da candidata à babá. O ideal é que ela não fuja das perguntas e que responda de forma direta e simplificada, preferencialmente olhando nos olhos e demonstrando ser uma pessoa simpática.
  • Pergunte à babá qual foi a criança mais difícil e a mais fácil de lidar entre as que ela já cuidou e pergunte os motivos, procurando saber como ela se saiu ao cuidar da criança mais difícil.
  • Pergunte a ela qual foi o real motivo de ela ter saído do antigo emprego, confirme a data de demissão na carteira de trabalho e veja se houve registro ou se ela apenas abandonou os antigos patrões saindo de forma brusca e sem aviso prévio.
  • Após a contratação da babá procure observar o comportamento dos filhos e eventuais indícios de algum tipo de hematoma. Observe também como a criança se comporta ao ver a babá chegando e saindo.
  • Caso tenha alguma suspeita de maus tratos procure colocar uma câmera escondida a fim de conseguir um flagra e ter provas para denunciar caso necessário.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: