Topo

Cuidado com e-mail falso que promete Whatsapp para PC's

Comente

Para quem passa muito tempo por dia navegando na internet, seja por causa dos estudos ou seja por causa do trabalho ou apenas para passar seus momentos de lazer, devem estar sempre atentos com os perigos que circulam pela web. E o mais recente está relacionado com um dos aplicativos de mais sucesso nos últimos anos, o Whatsapp.

Uma mensagem eletrônica anda circulando pela web com uma suposta versão do aplicativo para o PC. A circulação do e-mail foi tão grande que um alerta foi emitido pelos pesquisadores do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

A mensagem que as pessoas estão recebendo na sua conta de e-mail chega com imagens que remetem ao aplicativo e prometendo um link para download da versão lançada para o PC. Esta informação é falsa, já que não existe uma versão oficial do aplicativo que possa ser utilizado diretamente no computador, apenas para smartphone e tablets.

Ao tentar fazer o download do arquivo, o que os usuários estarão baixando para o seu computador na verdade é um arquivo conhecido como trojan, que tem como principal finalidade o roubo das informações bancarias dos usuários e outros tipos de dados que possam ser utilizados em qualquer tipo de fraude.

Preparando o seu computador para o ataque

email-falso-instalar-whatsapp-pc

Assim que o usuário concluir o download do arquivo e executar o programa, os trojan, que também é conhecido como Cavalo de Troia, vai abrir as portas do seu computador, coletando todas as informações pessoais e bancárias que estejam salvas no computador ou as que serão digitadas, e depois enviando os dados para os responsáveis por cometer a fraude.

De acordo com a análise do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina, centenas de pessoas já foram infectadas pelo malware.

O que fazer?

A recomendação básica para esta e qualquer outro tipo de situação semelhante é não abrir arquivos de e-mails desconhecidos. Nem sempre esta pode ser uma tarefa fácil, já que alguns e-mails maliciosos são muito bem feitos. Mas sempre desconfie antes de baixar qualquer tipo de arquivo.

Análise o endereço do e-mail para verificar se realmente ele consta com o nome da empresa ou do produto que está sendo anunciado. Outro indício forte de que o e-mail é um golpe também pode ser erros grosseiros de português ou no conteúdo das imagens.

Outra dica importante que os pesquisadores da ESET América Latina dão é sempre desconfiar de propostas muito fáceis e tentadoras. Caso receba e-mail com alguma proposta ou oferta tentadora, experimente fazer uma pesquisa no Google sobre o assunto antes de abrir o e-mail.

E nunca abra e-mails que são enviados de bancos com arquivos para serem baixados. Os bancos raramente enviam este tipo de comunicação para os seus clientes. Caso receba alguma coisa, tente confirmar com o seu banco antes de abrir o arquivo.

É fundamental também que a pessoa mantenha um bom antivírus sempre atualizado no seu computador. Muitos dos programas que combatem este tipo de arquivo malicioso contam com algumas funcionalidades que verificam sempre os arquivos que são baixados para o seu computador, incluindo aqueles que chegam por e-mail. Desta forma é possível, muitas vezes, barrar a entrada de arquivos maliciosos.

Agora, caso a pessoa já tenha sido infectada com este malware, a dica é passar um bom antivírus no seu computador, procurando pelos arquivos Win32/TrojanDownloader.Banload e o Win32/Spy.Banker.AALL.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: