Topo

Os erros mais comuns na hora de colocar a criança pra dormir e dicas para evitá-los

Comente

Nutrir bons hábitos na vida é algo extremamente importante, e as crianças precisam se habituar desde cedo a esse tipo de rotina. Diante disso, cabe aos pais adotar uma postura de persistência para introduzir esse conceito no dia a dia dos pequenos.

Essa regra não só ajuda a evitar eventuais problemas de saúde no médio prazo como também pode tornar a vida dos pais bem mais tranquila e organizada.

Para seguir adiante com a ideia, no entanto, é preciso corrigir pequenos detalhes que constituem erros básicos no trato infantil, o que inclui dentre outros elementos, os equívocos cometidos pelos adultos na hora de colocar a criança pra dormir.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir alguns desses erros que podem ser evitados ao colocar a criança na cama.

Erros cometidos ao colocar a criança pra dormir

Dicas para colocar a criança pra dormir

Falta de rotina

Uma linha de pensamento defende que a segurança da criança passa pela necessidade de criar uma sequência repetitiva de ações, o que a grosso modo constitui-se em uma rotina. Dito isso, deixar de criar esse tipo de hábito pode ser um grande erro.

Na prática, a tendência é que o costume de levar as crianças pra cama todos os dias no mesmo horário crie nela uma sensação de responsabilidade e segurança, pelo que com o tempo ela saberá que aquele momento é reservado ao descanso.

Leia também:

Agitação

Deixar a criança muito agitada na hora de dormir também é um erro. Nesse momento ao invés de promover atividades que consomem energia então, o melhor é propor à criança aquelas que a permitem relaxar. Uma dica é incluir na rotina a hora certa para o banho e o hábito de ler uma história antes de dormir.

Dormir no colo dos pais

E aqui temos um dos erros mais comuns, que é o de fazer com que a criança durma no colo. Especialistas afirmam que é importante que a criança comece a dormir no mesmo local em que vai acordar.

Dessa forma se ela acordar no meio da noite não vai estranhar o local e nem chamar pela pessoa que a fez pegar no sono. Um detalhe importante também é se despedir da criança com boa noite com ela ainda acordada, dessa forma ela terá consciência de que vai dormir sozinha.

Dormi junto com os pais

Quando a criança chora na madrugada com medo pedindo por atenção, os pais não devem levá-la para a cama do casal, isso seria outro erro. Embora esse pareça o caminho mais fácil a princípio, o fato é que o filho acostuma rapidinho com essa manha, pelo que a privacidade do casal acaba comprometida por um longo período.

O melhor a fazer então é tentar passar segurança para o filho para quando ele despertar no meio da noite. Se mesmo assim ele continuar assustado uma solução seria levar para o quarto do casal por apenas alguns minutos, ensinando-lhe em seguida que será preciso voltar para o quarto dele e enfrentar seus medos.

Dormir com luz acesa

É muito comum que criança tenha medo do escuro, mas dormir com a luz acesa altera a produção de melatonina, substância que induz ao sono. Se a criança não se importar então, o melhor é apagar a luz, mas se ela ainda ficar com medo a dica é colocar uma meia luz azul, que traz efeito calmante e não deixa o quarto claro de mais.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: