Topo

Vai viajar durante a gravidez? Veja cuidados necessários para um voo seguro

Comente

As férias estão chegando e muitas gestantes já estão arrumando as malas para viajar, seja para aproveitar o período para descansar, montar o enxoval do bebê em outro país ou até mesmo fechar algum negócio inadiável.

E como a maioria precisa viajar de avião nesses casos, é importante dizer que alguns cuidasos se fazem necessários para que a segurança seja mantida durante o voo e também para evitar impasses e preocupações. Diante disso, portanto, apresentamos a seguir uma lista de dicas que podem ser de extrema utilidade nesse sentido. Veja!

Cuidados necessários para viajar de avião durante a gravidez

viagem-gravida

Escolher a data certa

De acordo com especialistas a melhor fase da gestação para viajar é no segundo semestre, algo mais ou menos entre a 14ª e a 28ª semana, pois esse é o período em que os riscos de aborto no início da gravidez já são escassos e as possíveis intercorrências do final da gestação são mais raras.

Leia também:

Movimentar-se durante o voo

De acordo com ginecologista, ficar muito tempo sentadas no mesmo local e posição faz diminuir o ciclo sanguíneo nas veias, o que favorece a formação de trombos.

Por essa razão o mais indicado às gestantes é levantar-se a cada duas horas e movimentar os pés, flexionando-os a fim de melhorar o retorno venoso. Isso ajida a evitar o inchaço e prevenir a trombose e prevenindo trombose, um problema de saúde ao qual as gestantes estão sujeitas eventualmente.

Ir ao banheiro com frequência

Com a evolução da gravidez e o aumento do volume do útero, a bexiga da gestante acaba sendo comprimida e isso faz com que a ela tenha mais vontade de ir ao banheiro.

É muito importante que a gestante não segure a urina e vá sempre que necessário ao banheiro, evitando assim a contaminação da bexiga pelas bactérias que colonizam a uretra. Outra dica é que a gestante viaje com roupas mais leves, que facilitem a ida ao banheiro.

Escolher a poltrona ideal

Recomenda-se também que a gestante escolha a poltrona mais espaçosa para poder esticar as pernas, assim terá mais conforto e facilidade na circulação. Os assentos mais indicados nesse caso são os que ficam no corredor.

Vale ressaltar que normalmente as companhias aéreas costumam cobrar um valor adicional por poltronas mais espaçosas, mas especialistas asseguram que vale o investimento, uma vez que a grávida terá assegurado um conforto maior na viagem.

Usar meia elástica

Durante o período da gestação o sistema de coagulação da mulher fica mais ativo, e com a diminuição do fluxo sanguíneo a bordo da aeronave os risco de trombose são maiores. Por essa razão os médicos recomendam o uso de meias elásticas de média compressão durante a viagem.

Informar sobre o destino

Antes de viajar, pesquise se o destino escolhido exige algum tipo de vacina, pois algumas não são indicadas na gestação. A lista inclui, por exemplo, a vacina contra a febre amarela.

Levar atestado médico

As companhias aéreas costumam pedir atestado médico para poder liberar o embarque da gestante. Nesse caso é preciso apresentar o documento que libera a viagem de ida e volta.

Não esquecer medicamentos

Outra dica útil para as gestantes é a de levar na bagagem de mão os medicamentos prescrito pelo médico para qualquer tipo de sintoma leve que possa apresentar no decorrer da viagem.

É importante dizer que nem todo o medicamento que a gestante está acostumada a usar está disponível em outras localidades, por isso a dica é levar o necessário para toda a viagem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: