Topo

Dicas para ajudar os filhos a utilizar a internet de forma segura

Comente

Se tem um assunto que ainda pode ser considerado um problema dentro de grande parte das famílias brasileiras é a internet. Afinal de contas, muitos pais simplesmente não sabem lidar com essa grande vontade que os mais jovens acabam tendo de ficar conectados o dia inteiro, pelo simples fato da internet ser algo relativamente recente na vida de todos.

A maior preocupação sobre a forma como as crianças utilizam a internet é justamente a proximidade que as pessoas acabam tendo quando estão conectadas. E como os pequenos ainda não entendem muito bem como a vida funciona, a web pode se tornar um problema.

São diversos os perigos que a internet acaba oferecendo, não apenas para as crianças, mas para todos que acessam a grande rede diariamente. Desde o famoso bullying, que acaba ganhando mais força com a velocidade das ferramentas de comunicação que se utilizam da internet, até contato com crimes mais graves, como vendas de drogas e pedofilia.

Dicas para ajudar os filhos a utilizar a internet de forma segura

Veja também:

Mas a internet também não deve ser demonizada e completamente proibida pelos pais. Trata-se de uma ferramenta importantíssima e que já está tão inserida na vida de todos que fica praticamente impossível manter uma criança afastada com 100% de eficiente. O mais correto é educar e fazer com que os pequenos entendam o que pode e o que não pode ser feito online.

Confira algumas dicas para controlar melhor a forma como os filhos utilizam a internet.

Acordo

O tempo de utilização da internet também pode acabar surgindo como algo prejudicial, especialmente para as crianças em época de estudos. Por isso é fundamental a criação de regras especificas e rígidas sobre a utilização não apenas da web, mas do computador e de outros dispositivos.

Controle

Quando as crianças são pequenas fica complicado fazer com que elas entendam os riscos que correm. Neste caso, é muito importante que os pais utilizam softwares de controles, que permitam com que elas acessem somente determinados tipos de conteúdo.

Exemplo

É importante que os pais sempre lembrem que o exemplo é a melhor forma de educar os filhos. Por isso, é importante cuidar sempre o tipo de conteúdo que é consumido pela família como um todo, não apenas no computador, mas também nas outras mídias eletrônicas.

Saiba suas senhas

Saiba todas as senhas criadas pelos filhos, mas sempre deixe bem claro os motivos pelos quais isso é feito.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: