Topo

Como lidar com a ansiedade das crianças

Publicidade
Comente

Um problema bastante recorrente, não apenas entre as crianças mas, em muitos casos, até mesmo em adultos, é o da ansiedade que, por vezes, faz o indivíduo perder a concentração que poderia ser utilizada em favor de atividades mais produtivas. Assim sendo, traremos nesse artigo algumas dicas importantes para conseguir contornar a situação junto aos filhos, fazendo-os ocupar melhor o tempo.

Veja como lidar com a ansiedade das crianças

como-lidar-com-ansiedade-em-criancas

Evitar fazer promessas

As promessas, sejam elas realizáveis ou não, devem ser evitadas sob pena de causar ansiedade nos pequenos e, sabidamente, por mais banal que possa ser o motivo, uma promessa poderá sempre desencadear pequena quantidade de ansiedade, portanto, a dica aqui é evitar as promessas para cortar o mal pela raiz.

Realizar atividades que envolva as crianças

Publicidade

Promessas realizadas não são as únicas causas da ansiedade infantil, uma série de outros fatores poderão contribuir para que a criança fique ansiosa, assim sendo, o ideal é que, ao invés de ficar pedindo para o filho não ficar ansioso ou algo do tipo, os pais promovam atividades capazes de dispersar a atenção do filho, tirando o foco daquilo que o deixa ansioso.

Conversar com a criança

Novamente aqui é preciso fazer mais que simplesmente aconselhar a criança a respeito de sua ansiedade pois, em alguns casos, a criança resistirá e negará o fato de que esteja ansiosa, assim sendo, o melhor caminho é conversar amigavelmente realizando perguntas que possam identificar a razão do sentimento para então a partir daí iniciar em seu trato.

Ouvir e respeitar a criança

Um pai não deve só impor regras e comportamentos a seus filhos, mas, sim, saber respeitá-los como pessoas que são e, nesse momento, diante da ansiedade, é que esse papel precisa ser bem assimilado. O importante aqui é saber ouvir e não discutir com a criança, pois isso é do que ela menos precisa em tempos de crise de ansiedade. O melhor é aguardar o momento ideal após o desabafo da criança para tomar as medidas ideais a fim de amenizar os impactos do sentimento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: