Topo

A criança deve saber a verdade sobre o Papai Noel? Veja pontos positivos e negativos

A criança deve saber a verdade sobre o Papai Noel? Veja pontos positivos e negativos! A criança deve saber a verdade sobre o Papai Noel? Veja os prós e os contras
Publicidade
Comente

Após o nascimento do primeiro filho, muitos pais ficam em dúvida a respeito de alguns pontos fundamentais ao desenvolvimento intelectual e cultural da criança.

Uma das preocupações mais comuns, por exemplo, está relacionada a lendas como a do Papai Noel no Natal: será que vale mesmo a pena contar à criança a verdade sobre esse assunto logo cedo?

De acordo com especialistas, o fato dos pais deixarem a criança acreditar no “Bom Velhinho” não é por si só algo ruim, o que pode ser prejudicial nesse caso é a maneira com que os pais alimentam esse tipo de fantasia no imaginário infantil.

Publicidade

Cabe aos pais avaliarem com cuidado a melhor maneira de lidar com o assunto. E para contribuir nesse sentido, portanto, listamos a seguir alguns prós e contras em deixar a criança acreditar no Papai Noel. Veja!

Os possíveis benefícios e malefícios de acreditar em Papai Noel

Papai Noel e as Crianças

Os pontos positivos de a criança acreditar no “Bom Velhinho”

Estreita os laços de fraternidade

Por ser conhecido como Papai Noel, o “Bom Velhinho” acaba sugerindo uma relação de filiação com as pessoas, o que pode trazer aos pequenos uma boa sensação de que o mundo é, a grosso modo, uma grande família.

Publicidade

Apesar de tudo, para que as crianças vejam o símbolo natalino dessa forma, os pais devem fazer de tudo para ressaltar as boas características fraternais do Noel.

Ensina o respeito às pessoas mais velhas

Aqui, mais uma vez, a família terá um papel especial, pois a forma de lidar com a fantasia vai servir de exemplo para criança. Em um ambiente ideal, a tendência é que a figura do Papai Noel ajude a incutir na mente das crianças a importância de tratar com igualdade de respeito as pessoas mais velhas.

Para isso os pais precisam mostrar às crianças que as pessoas mais idosas também têm um lado bondoso assim como as mais jovens, deixando claro a importância do caráter e explicando que ele não é medido pela idade de uma pessoa.

Ensina que tudo tem seu tempo certo

Com a chegada do Papai Noel, todo final de ano acabará por ensinar à criança a importância de se esperar o tempo certo pra cada coisa. Como hoje em dia tudo é realizado de forma muito imediata, a espera pelo Papai Noel pode servir como um importante aprendizado para as crianças, que assim terão que exercitar a paciência.

Leia também:

Ajuda na formação da subjetividade

Além do mito do “Papai Noel”, o Natal traz consigo diversas fantasias, e isso ajuda a ensinar os pequenos sobre o que é real e o que não é.

Ensina sobre a capacidade de se doar

Uma lenda presente na mente da maioria das crianças é a de que o “Bom Velhinho” presenteia todas as pessoas sem nenhuma distinção. Os pais podem aproveitar para ensinar as crianças a trazer isso para as suas vidas.

Nesse caso, é claro que a criança não vai comprar presentes para cada membro da família, mas ela pode criar desenhos ou algo simbólico para presentear. O mais importante será o aprendizado e compreensão dos pequenos.

Ajuda com as frustrações

É muito comum a criança ficar frustrada quando descobre que Papai Noel não existe, por isso muitos pais preferem contar a verdade logo cedo. O fato, porém, é que até mesmo a frustração da criança ao descobrir a verdade mais tarde pode ter um lado positivo, pois esse momento tende a ajudar no processo de amadurecimento.

Agora, é importante saber que quando a criança pergunta sobre a existência do Papai Noel, é porque ela já está pronta para saber a verdade. De acordo com especialistas, é melhor errar ao desfazer o mito antes do tempo que deixar a criança com a suspeita de que a família está escondendo algo importante.

Pontos negativos do mito do Papai Noel

Dificulta o entendimento sobre questões financeiras

A criança precisa desde cedo ficar a par da situação financeira da família, dessa forma ela entende que não vai poder ter no momento tudo o que desejar. Nesse caso, alimentar o mito do Papai Noel pode acabar por prejudicar a compreensão da criança sobre a real situação da finança familiar.

Diante disso, se optar por alimentar o mito do Natal, cabe aos pais ensinar as crianças que em outras datas do ano os presentes não chegam com magia, mas sim com esforço dos pais.

Como sugerimos logo acima, é possível trabalhar essa questão financeira com os filhos, sem destruir as fantasias. Uma outra dica nesse sentido é pedir para criança escrever uma cartinha com vários tipos de presente que deseja ganhar e deixar claro que será o Papai Noel quem irá escolher o presente.

O poder dos pais sobre as crianças

Muitos pais usam a figura do Papai Noel para demonstrar poder sobre a criança, dizendo que a criança só vai ganhar presente se for comportada, se passar de ano na escola ou atender outros critérios previamente estipulados.

Além disso, há ainda aqueles que tentam fazer barganha com os pequenos, dizendo que se entregarem a chupeta vão ganhar presente do papai Noel ou algo do tipo, o que acaba desrespeitando as crenças e a tradição natalina.

De acordo com especialista é melhor o pai assumir a responsabilidade por não presentear a criança por causa de seu comportamento e não colocar a culpa no velhinho.

Pode mostrar às crianças que os adultos mentem

É por volta dos sete anos de idade que as crianças começam a entender a diferença entre sonhos, fantasia e realidade, pelo que, começam também a questionar sobre a veracidade daquilo que aprenderam até então.

Dito isso, geralmente não é necessária a intervenção dos pais nesse processo, pois elas geralmente descobrem por si só a verdade sobre mitos como os do Papai Noel e Coelho de Páscoa, por exemplo.

O problema, porém, é que em alguns casos muitos filhos podem se sentir enganados ao perceberem que por toda os pais esconderam a verdade sobre esse assunto.

Segundo especialistas em educação infantil, a melhor forma de sair dessa situação é dizer a criança que o Papai Noel existe enquanto se acredita nele, sendo essa uma forma da criança respeitar a crença das crianças menores também.

O presente pode roubar o clima natalino

Em um mundo cada vez mais inclinado ao consumismo, o maior risco do clima natalino é o da criança passar a celebrar os presentes caros que não possuem muito valor simbólico. Esse é mais um dos contras relacionados ao Natal e ao Papai Noel.

Nesse caso é bom que os pais ensinem a importância do natal e os valores cultivados na família, mostrando que não é o valor do presente que é mais importante e sim o que ele representa no momento, que é o amor e carinho de quem dedicou seu tempo a encontrar o presente perfeito para ocasião.

Pode constranger

Existem muitas crianças que acreditam no Papai Noel até os dez anos de idade, mas há aquelas que já descobriram a verdade, mas preferiram manter o segredo como uma arma contra o mundo dos adultos.

Especialistas afirmam que essas crianças podem experimentar certo constrangimento ao apresentarem o ponto de vista frente a outras, mas a tendência é que as próprias crianças encontrem uma maneira de lidar com a situação, não cabendo, portanto, aos pais esse tipo de preocupação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: