Topo

Veja como estimular o apetite das crianças com 7 dicas simples e práticas

Notícias e dicas para pais de primeira viagem você confere sempre aqui no Click Grátis! Veja como estimular o apetite das crianças com 7 dicas simples e práticas
Publicidade
Comente

Quando a criança chega na fase de querer escolher o que comer ou pior que isso, decide que simplesmente não quer comer nada, os pais tendem a ficar bem preocupados.

Pra piorar, aqueles que não têm muita paciência com essa fase da criança acaba tornando o momento da refeição um tanto quanto desagradável, o que causa eventualmente muitos inconvenientes.

Para os pais que ainda não chegaram nessa fase, a má notícia é que ela tende chegar pra todos, pelo que será preciso muita calma e tranquilidade para lidar com a situação.

Publicidade

E para ajudar aqueles que passam ou ainda passarão por esse momento, portanto, apresentamos a seguir um conjunto de dicas para estimular o apetite das crianças, o que também é algo fundamental para uma alimentação adequada. Confira!

Aprendendo abrir o apetite do filho

Obedecer os horários das refeições

horario-comer

Definir um horário padrão para o almoço é algo extremamente importante para criar uma noção de rotina na mente da criança. Vale dizer que em hipótese alguma os pais devem dar mamadeira para a criança perto desse horário, pois isso influenciaria na perda do apetite.

Publicidade

Vale dizer que as refeições junto da família além de despertar o apetite da criança tende a incentivá-la a comer coisas diferentes, em uma espécie de imitação aos demais membros da família. Por essa razão é sempre bom provar novos sabores na companhia dos filhos.

Leia também:

Tamanho certo do prato

prato-tamanho-certo

É comum o apetite da criança mudar durante as fases de seu crescimento. No primeiro ano de vida, por exemplo, a ela se desenvolve mais rapidamente, mas após completar um ano de vida a velocidade de seu crescimento é reduzida, o que resulta em uma redução também no nível do apetite.

Dito isso, não há motivo para preocupação se a criança passar a comer um pouco menos nessa fase. A dica é procurar sempre fazer um acompanhamento com o pediatra para saber se o filho está se desenvolvendo da forma adequada.

Seja o exemplo

de-exemplo

As crianças estão sempre observando as atitudes dos adultos e isso inclui até mesmo os hábitos alimentares. Se os pais não consomem alimentos saudáveis e tentam introduzi-los na alimentação dos pequenos, é claro que eles haverá resistência, já que não é um hábito da família.

Dito isso, até mesmo nos dias em que for sair para passear no shopping é preciso trocar os sanduíches gordurosos por comidas como as japonesas, que possuem alimentos mais saudáveis.

Sem preguiça

sem-preguica

Você sabia que algumas crianças têm preguiça de comer? Quando elas estão distraídas com alguma atividade elas simplesmente não têm vontade alguma de parar o que estão fazendo para ir comer. Isso fica ainda pior quando elas olham para o prato muito cheio e percebem que vão levar muito tempo para terminar a refeição.

Para contornar a situação, portanto, especialistas recomendam fazer algumas trocas no prato, como por exemplo, aumentar a quantidade do que a criança gosta e diminuir o que ela não gosta, dessa forma a tendência é que acabe comendo tudo o que tem no prato sem perceber que ingeriu alimentos saudáveis e o que é melhor: sem preguiça.

Os melhores doces

melhores-doces

É muito comum que as crianças desenvolvam uma paixão por doces logo cedo, por isso a dica é usar isso em favor da boa alimentação. Na prática isso funciona oferecendo aos pequenos alguns doces saudáveis, como frutas, por exemplo.

Fazendo isso só será preciso oferecer a eles outros doces como bolos e tortas apenas uma vez ou outra, assim ficará claro que esse tipo de alimento não se come com frequência.

Pequenos cozinheiros

cozinhar-juntos

Convidar os pequenos para ajudar na cozinha uma vez ou outra tende a produzir bons resultados também. Pedir sugestão de pratos e direcionar as crianças no preparo de receitas saudáveis ajuda a despertar o interesse delas para o sabor dos alimentos.

Esse momento também pode ser aproveitado para ensinar os pequenos sobre a importância dos alimentos saudáveis e a hora certa de ingerir os alimentos mais calóricos.

Educação alimentar

educacao-alimentar

Os pais devem evitar estimulantes de apetite nos primeiros anos de vida da criança. Isso poderá atrapalhar o desenvolvimento do paladar da mesma. Quando eles realmente sentirem fome vão procurar ou pedir algo para comer e é nesse momento que os pais devem oferecer alimentos saudáveis.

Agora vale ressaltar que alguns eventos podem atrapalhar o apetite da criança, a lista inclui, por exemplo, o desenvolvimento da dentição.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: