Topo

4 mitos sobre a dentição infantil

Comente

As crianças acabam passando por uma fase completa de transformação ao longo dos primeiros anos, com o corpo criando as estruturas e as bases necessárias para que ele possa continuar evoluindo ao longo das próximas duas décadas depois do nascimento. E algumas destas mudanças costumam trazer um pouco mais de dor de cabeça, como aquelas que acontecem na boca dos pequenos. 

Os bebês nascem completamente sem dentes, apenas com a gengiva. Depois, os primeiros dentes começam a nascer, o que costuma provocar um certo incomodo nos pequenos. Depois de alguns anos, estes dentes vão cair e serão substituídos pelos dentes que acabarão se tornando os fixos. E, neste meio tempo, uma série de problemas podem acontecer. Por isso, é fundamental que os pais fiquem atentos. 

4 mitos sobre a dentição infantil

Confira alguns dos principais mitos que acabaram surgindo em relação a dentição das crianças em seus primeiros anos de vida:

Os pais devem higienizar a gengiva dos bebês

Este é um mito que acabou surgindo apenas do fato dos adultos realmente precisarem escovar os seus dentes todos os dias. Mas os bebês não precisam passar por nenhum procedimento parecido, pelo menos enquanto ele estiver se alimentando apenas do leite materno. Durante este período, não é recomendado higienizar nem a boca, nem a língua e nem a gengiva. A própria amamentação oferece fatores de proteção para os menores.

O dente dos pequenos pode nascer cariado

Veja também:

Na verdade, mesmo que os pequenos realmente possam desenvolver cárie nos seus dentes de leite, é impossível que o dente da criança já nasça com este tipo de problema. Isso porque não existe placa bacteriana que esteja aderida ao dente no momento do seu nascimento.

Utilizar a chupeta pode provocar cárie

Apesar da chupeta realmente causar alguns problemas na formação dos dentes, especialmente quando utilizada ao longo de muitos anos na infância, ela não provoca o surgimento de cáries. Especialistas informam que o acessório está relacionado apenas a má oclusão, que é quando não existe um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias. A única forma da chupeta representar um risco de cárie é se os pais derem ela para a criança com algum tipo de doce, como água com açúcar. 

Mamar antes de dormir pode prejudicar a saúde bucal do bebê

Na verdade, isso depende. A amamentação só vai ser prejudicial antes de dormir no caso dos dentes dos pequenos não serem escovados depois do ato. Caso não sejam escovados, o leite pode ficar ali parado e gerar algum tipo de problema. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: