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10 dicas de alimentação saudável para 'turbinar' a dieta das crianças

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Uma das maiores missões dos pais é sabidamente a de proporcionar o crescimento saudável aos seus filhos, um desafio por vezes um tanto quanto ingrato, já que algumas crianças não compreendem exatamente a importância da boa alimentação durante sua fase de crescimento.

Para auxiliar os pais nessa caminhada listaremos a seguir algumas dicas de alimentos, bem como algumas sugestões de uso para a inclusão dos mesmos na dieta dos pequenos.

10 dicas de alimentação saudável para ‘turbinar’ a dieta das crianças

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Amaranto

O amaranto é um alimento mais proteico que o trigo, e rico em fibras e minerais, além disso, não contém glúten, sendo uma opção para a alimentação de crianças que possuem intolerância a essa substância. A dica é utilizá-lo substituindo metade da farinha de trigo durante o preparo de bolos e massas em geral.

Tapioca

Além de não conter glúten, a tapioca é um alimento extremamente nutritivo e com baixo índice de caloria, sendo ideal para a alimentação saudável das crianças. A dica é substituir os tradicionais lanches à base de pães e sanduíches, por uma boa tapioca recheada com outros alimentos saudáveis, como por exemplo, queijo, preferencialmente do tipo cottage.

Gergelim

O Gergelim é uma excelente opção para crianças que tem intolerância ou alergia à lactose, pois, além do alimento ser uma boa fonte de cálcio, o mineral contido nele é mais facilmente absorvido pelo corpo que o encontrado no leite, por exemplo. A dica é polvilhar esse alimento sobre as refeições das crianças para que elas possam ingerir o alimento de maneira mais fácil.

Iogurte natural

Os iogurtes que são amplamente encontrados nas prateleiras dos mercados, geralmente não são nada saudáveis, isso porque, a maioria deles contém corantes e conservantes que sabidamente não são substâncias saudáveis. Uma opção saudável para oferecer às crianças, é o iogurte natural batido no liquidificador com a fruta em seu estado natural, além de saboroso, ficará extremamente saudável.

Açaí

O açaí é uma fruta rica em carboidratos, substância extremamente importante para o corpo e para o desenvolvimento saudável da criança como um todo. A dica é adotar o alimento como substituto das gelatinas, por exemplo, que são alimentos industrializados com muito corante e açúcar.

Maçã

A maçã é uma fruta extremamente nutritiva, portanto, encontrar maneiras de incluí-la na dieta diária de uma criança é um dos desafios dos pais. Uma dica é centrifugar o alimento e utilizá-lo em substituição à metade do açúcar refinado em preparos de bolos, ou outros alimentos do tipo.



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