O momento em que os pais colocam as crianças para dormir, nos seus primeiros anos de vida, costuma ser muito importante. Antes de mais nada, ele acaba tendo como principal objetivo fazer com que os pequenos tenham uma ideia de rotina, com uma hora certa para que eles durmam, o que vai garantir que eles tenham boas horas de sono.
Mas este momento pode acabar se tornando um excelente momento de contato dos pais com os seus filhos. E nos tempos de hoje, quando com as crianças entrando em contato com as telas cada vez mais cedo das suas vidas, pode se tornar um desafio ainda maior para que os adultos consigam criar este vínculo com os menores.
O hábito de ler para as crianças no momento em que elas vão dormir se tornou uma rotina muito recomendada entre os pais de uma forma geral, e ainda pode ser muito interessante para acalmar a mente dos pequenos para que elas consigam ir dormir. Mas a prática também pode ser muito interessante para que os pais consigam despertar a curiosidade dos pequenos, ao mesmo tempo que ajuda no seu desenvolvimento da imaginação das crianças.
Confira 8 bons livros para ler para os pequenos no momento em que elas estão se preparando para dormir:
O Coelhinho Que Queria Dormir (Companhia das Letrinhas)
Este é um livro indicado para crianças que possuem entre 4 e 5 anos de idade e que acabou se tornando um grande sucesso internacional, ganhando uma versão traduzida para o português também. Além de ser uma história que deve chamar a atenção das crianças, o escritor do livro afirma que utiliza um método comprovado que ajuda as crianças a dormirem. A história acompanha justamente a narrativa do coelho Roger, que está cansado, mas que não consegue dormir.
A Casa Sonolenta (Ática)
Este é um livro que já pode ser considerado como um clássico da literatura infantil, tendo sido lançado oficialmente no ano de 1984. A história acaba sendo escrita a partir da utilização de diversas poesias e repetições que também podem acabar ajudando muito as crianças no momento em que elas estão indo dormir. Na história, é apresentada uma cama bem aconchegante, e nela todos os personagens estão dormindo, o que pode acabar ajudando os pequenos a pegar no sono.
Sono (Saíra Editorial)
O livro acaba abordando um dos principais motivos que fazem com que os pequenos tenham mais dificuldades para dormir, que é justamente o medo em que os pequenos acabam sentindo nesta hora, especialmente quando os pais desligam as luzes e eles acabam tendo que enfrentar o escuro. A história é protagonizada por uma menina que precisa enfrentar estes medos justamente quando ela está no escuro. O livro é indicado para uma faixa etária entre 3 e 5 anos.
Histórias para Ler e Sonhar (Grupo Ciranda Cultural)
Uma coletânea de histórias muito divertidas que vão ajudar os pequenos a entrar em um mundo de imaginação e aventura. Este acaba sendo um livro mais indicado para as crianças que gostam de histórias mais agitadas, para que elas imaginem o que está acontecendo com os personagens. Ele conta com 180 histórias diferentes, o que acaba tendo um vasto material que vai oferecer uma série de opções por muito tempo. O livro é indicado para as crianças que tem a partir dos 4 anos de idade.
E Foi Assim que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas (Companhia das Letrinhas)
Mais uma obra que acaba abordando um tema que acaba se tornando bastante recorrente no dia a dia dos pequenos que é o medo que eles acabam tendo no momento de ir dormir, especialmente quando estão sozinhas em quartos escuros. Ele foi escrito pelo Emicida, que se utiliza de verbos bem particulares que ajuda a passar uma mensagem para os pequenos de uma forma musicada. A forma como ele é escrito acaba sendo interessante até mesmo para os pais.
Orion e o Escuro (Globinho)
O medo do escuro também acaba se tornando um dos principais assuntos abordados na trama. Mesmo diante de todos os perigos que ele encontra em um mundo que está sendo descoberto aos poucos, com tempestades, armários e porões, o escuro é o que realmente apavora o menino personagem central. A obra fala sobre o tema de uma forma muito criativa, o que acaba tornando ela muito interessante para os pais e os pequenos.
Comentários (0) Postar um Comentário