As provas que são aplicadas como parte de um processo seletivo de concurso acabam normalmente cobrando temas e assuntos que estão diretamente relacionados com as vagas que estão sendo preenchidas. E a forma como este conteúdo acaba sendo abordado e exigido também muda bastante de uma seleção para a outra.
Além das questões que normalmente se apresentam das formas objetivas e também discursivas, existe ainda uma outra prova que costuma ser bastante tradicional nos mais variados tipos de concursos, que é a redação. Este tipo de instrumento acaba tendo como principal objetivo aferir a forma como as pessoas conseguem organizar as ideias e como ela consegue desenvolver suas próprias ideias.
Mas se engana quem pensa que o segredo de uma boa redação é apenas saber escrever bem. Ela acaba sendo utilizada para que os candidatos possam comprovar uma série de habilidades e conhecimentos, sendo justamente por este motivo que ela acaba sendo tão utilizada.
Confira algumas dicas para conseguir fazer uma boa redação e também algumas estratégias que vão ajudar na preparação e nos estudos:
Conheça os tipos de texto mais cobrados
Existem diferentes tipos de redação que podem ser escritos, sendo que existem algumas diferenças importantes entre as técnicas e a forma dos mesmos. Por isso, acaba sendo muito importante que os estudantes entendam como são estes diferentes tipos de textos, entendendo as suas principais características.
O tipo de redação que normalmente acaba sendo c obrado pelas bancas organizadoras dos mais variados tipos de concursos é a dissertativa-argumentativa, que também é o tipo de redação que é cobrado na grande maioria dos vestibulares e também do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Basicamente esse tipo de redação exige que os candidatos tenham apresentam uma opinião ou uma posição sobre um determinado assunto, a partir de uma estrutura de texto que deve ter início, meio e fim. Neste tipo de texto, os candidatos devem elaborar uma determinada tese, apresentar argumentos ao longo dos parágrafos e, na conclusão, apresentar uma proposta de intervenção.
Existe também um outro tipo de texto que pode ser considerado relativamente comum nas provas de concurso, que é o texto dissertativo-expositivo. Neste tipo de texto, os candidatos devem desenvolver um tema de uma área específica do conhecimento, com uma direção previamente estabelecida no edital.
Também existem algumas provas que acabam solicitando para os candidatos um outro tipo de texto, chamado estudo de caso. Ele acaba sendo mais comum especialmente nos concursos de carreiras jurídicas e também nas áreas de segurança pública. Eles geralmente são mais curtos que os modelos anteriores, e existe uma resposta fundamentada a partir da análise de um determinado caso e na busca por determinadas leis ou outros tipos de fontes.
Treine a escrita
Mesmo antes dos candidatos terem contato com o edital completo do concurso que ele pretende fazer, que já deve trazer a prova de redação que será solicitada, caso ela esteja prevista, é fundamental que ele comece a treinar a sua escrita. Isso pode ser feito a partir de propostas e orientações que foram solicitadas em concursos anteriores.
Tenha repertório para argumentação
Para que as pessoas consigam criar boas argumentações para o seu texto, é fundamental que elas tenham repertórios que vão permitir com que elas consigam escrever sobre os mais variados temas com uma certa propriedade.
Não existe uma fórmula mágica para este aspecto, mas acaba sendo fundamental que seguir algumas instruções, como acompanhar notícias, ler bons livros, pesquisar citações e também assistir a documentários e palestras. Tudo isso ajuda o cérebro e absorver um conjunto de informações que poderá ser útil.
Faça uma leitura de redações anteriores
Muitas bancas organizadoras de concursos acabam criando um banco de redações, que basicamente tem como principal objetivo armazenar as redações que são feitas pelos candidatos nas mais variadas provas e disponibilizar as mesmas para que elas possam ser consultadas.
Utilize os serviços de um corretor profissional
Para quem está estudando por conta própria, sem estar matriculado em um cursinho preparatório, é muito importante que os candidatos tenham pelo menos um feedback das redações que estão sendo produzidas. Por isso, pode ser muito interessante contar com a ajuda e análise deum corretor profissional, que poderá corrigir as redações que são feitas ao longo dos estudos.
Comentários (0) Postar um Comentário