Topo

Novo concurso do Ministério das Relações Exteriores autorizado. Confira vagas.

Conheça os detalhes do primeiro concurso oficial do novo governo do presidente Lula.
Publicidade
Comente

Saiu nesta semana a confirmação daquele que será o primeiro concurso de nível federal oficializado pelo novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de um edital para o Ministério das Relações Exteriores que visa o preenchimento de 30 vagas que estão sendo abertas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia, no Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Novo concurso do Ministério das Relações Exteriores autorizado. Confira vagas.

A autorização para a realização deste concurso foi dada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira, dia 6 de março. Nesta autorização não foram informadas as remunerações para o cargo que terá suas vagas preenchidas, mas fontes do governo afirmam que o salário para os aprovados será, inicialmente, de R$ 19,199,06.

Vagas e edital

Neste primeiro momento foi publicada apenas a autorização para o concurso, que já define a quantidade de vagas, que serão 30, e que também acaba definindo algumas regras referente ao processo seletivo. Mas este ainda não pode ser considerado como o edital oficial deste processo seletivo, que ainda será publicado.

Publicidade

Todas as vagas anunciadas para este concurso serão para o cargo na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata. Para participar, todos os candidatos devem ter, pelo menos, ensino superior completo, sendo que este diploma pode ser de qualquer área.

A realização do concurso de uma forma geral, incluindo a publicação do edital, será de responsabilidade do Instituto Rio Branco. Mesmo ainda sem a informação concreta sobre a data de publicação deste edital, a autorização confirma que o Instituto terá o prazo de dois meses, a partir da publicação do documento, para a realização da primeira prova.

Seguindo as informações que constam na autorização para este concurso, os candidatos terão que passar por um processo seletivo que será composto por um total de três fases. A primeira delas será composta pela aplicação de uma prova com questões objetivas e que terá caráter eliminatório. O conteúdo cobrado na prova será de língua portuguesa; história do Brasil; história mundial; geografia; língua inglesa; política internacional; economia; e direito.

Publicidade

A segunda etapa do processo seletivo será de caráter eliminatório e classificatório e que será composta também por uma prova, mas desta vez escrita. Os candidatos terão que responder a uma série de questões dissertativas de conteúdos como língua portuguesa e língua inglesa.

Já a última fase prevista para este processo seletivo também será de caráter eliminatório e classificatório. Neste caso, os candidatos terão que responder a questões de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; e língua espanhola e língua francesa.

Como foi o concurso anterior?

Este é um concurso que teve uma seleção realizada recentemente, no ano passado. De acordo com as informações que constaram no edital de 2022, foram abertas 34 vagas que poderiam ser preenchidas no concurso que acaba se tornando uma porta de entrada para quem deseja atuar como diplomata no Brasil.

O concurso também foi realizado pelo Instituto Rio Branco, reconhecido justamente por ser o responsável por formar diplomatas brasileiros, sendo até mesmo considerado, internacionalmente, como uma das melhores academias diplomáticas do mundo. Este cargo para o qual estão sendo abertas vagas neste ano de 2023, o de terceiro-secretário, é considerado como o início da carreira de diplomacia.

Número abaixo do necessário

Mesmo com a realização e dois concursos em anos sequentes, a quantidade de vagas que foram autorizadas pelo Governo Federal ainda é considerada baixa quando comparada com a real necessidade. Recentemente o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamararty), João Marcelo Melo, concedeu uma entrevista afirmando que existe um déficit de 961 servidores no quadro atual do Ministério das Relações Exteriores.

Este número leva em consideração tanto a estrutura de embaixadas que existem atualmente como o plano do presidente Lula da abertura de novas embaixadas e consulados. Existe a previsão de realização de um novo concurso ao longo deste ano de 2023, que deve se rara o cargo de Assistente de Chancelaria e Oficiais de Chancelaria, mas até o momento ainda não foi publicada a autorização para os mesmos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: