Topo

Brasil no Oscar: 10 vezes que o Brasil esteve representado.

Relembre momentos em que nosso país estava na maior festa do cinema mundial.
Publicidade
Comente

Infelizmente o Brasil ainda amarga não ter ganhado nenhum Oscar em indicações consideradas principais, como Melhor Filme Internacional ou nas categorias de atuação. Mas o Brasil já teve representado algumas vezes nesta que ainda é considerada não apenas como a maior festa do cinema mundial como também uma das maiores e mais reconhecidas premiações de toda a indústria artística.

Brasil no Oscar: 10 vezes que o Brasil esteve representado.

Relembre algumas vezes que o país esteve indicado ao Oscar:

Melhor Canção Original – Rio de Janeiro (Ary Barroso)

Essa é considerada a primeira indicação oficial que o Brasil recebeu para o Oscar, que aconteceu no ano de 1945. A música foi composta para o filme Brazil, que não pode ser considerada como uma produção completamente nacional, já que teve na sua equipe produtores norte-americanos e um ator mexicano fazendo o papel de um brasileiro.

Melhor Filme Internacional – O Pagador de Promessas

Publicidade

Um dos maiores clássicos do nosso cinema, foi a primeira indicação do país na categoria que premia os filmes que são produzidos fora do circuito norte-americano. O longa foi dirigido por Anselmo Duarte e esteve na premiação no ano de 1963. A história a companha a jornada do personagem chamado Zé do Burro, que carrega uma cruz como promessa pela saúde do seu animal.

Melhor Filme, Melhor Direção – O Beijo da Mulher-Aranha

Dirigido por Hector Babenco, argentino que era naturalizado brasileiro, o longa acabou conseguindo uma rara indicação para a principal categoria da premiação. O longa é uma coprodução com os Estados Unidos e aborda a relação entre dois homens presos durante o período da ditadura militar brasileira.

Melhor Filme Internacional – O Quatrilho

A década de 90 pode ser considerada como a Era de Ouro do cinema brasileiro, pelo menos do ponto de vista do reconhecimento internacional. O filme de Fábio Barreto foi indicado ao prêmio no ano de 1996 e conta a história de dois casais que  vivem em uma comunidade rural nos anos de 1910.

Melhor Filme Internacional  - O Que é Isso, Companheiro?

Publicidade

Apenas dois anos depois da indicação de O Quatrilho o Brasil acabou ganhando mais uma indicação, dessa vez para este filme que contava a história do sequestro de um diplomata norte-americano pela guerrilha armada contra a ditadura. Até hoje, este filme é considerado como um dos mais importantes e contundentes retrato do que foi o período de governo militar no Brasil.

Melhor Filme Internacional – Central do Brasil

Outro filme que acabou se tornando um verdadeiro clássico do cinema Brasileiro e que surpreende até os dias de hoje pela atualidade do seu tema. O filme conta a história de Dora, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para os analfabetos que passam pela Central do Brasil, no Rio de Janeiro, até que o encontro com uma criança vai mudar tudo.

Melhor Atriz – Fernanda Montenegro

E justamente pela sua atuação em Central do Brasil, Fernanda Montenegro, considerada uma das maiores atrizes da história do país, foi indicada na categoria máxima do segmento de atuação do Oscar. E este acabou se tornando também um dos episódios mais tristes para os cinéfilos brasileiros, já que a atriz era a mais cotada para receber o prêmio e perdeu para Gwyneth Paltrow, por Shakespeare Apaixonado. Essa é considerada uma injustiça até mesmo por parte da comunidade internacional.

Melhor Curta em Live-Action – Uma História de Futebol

A primeira vez que o país conseguiu uma indicação ao Oscar nas categorias de filmes curta-metragem foi no ano de 2001, com este curta que traz passagens da infância daquele que foi considerado como um dos maiores jogadores de todos os tempos, Pelé.

Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia – Cidade de Deus

E o grande campeão de indicações da história do cinema brasileiro e que, inexplicavelmente acabou ficando de fora da categoria de Melhor Filme Internacional, veio no ano de 2003, com Cidade de Deus. O longa dirigido por Fernando Meirelles ainda é considerado, especialmente na comunidade internacional, como um dos filmes mais importantes da história do país, inclusive alçando Meireles a categoria de diretor internacional.

Melhor Canção Original – Real in Rio (Carlinhos Brown e Sérgio Mendes)

E o país quase ganhou um Oscar na categoria de Melhor Canção Original por este trabalho que foi feito para a trilha sonora da animação Rio. A indicação acabou acontecendo no ano de 2012, mas a dupla infelizmente perdeu para a música “Man or Muppet”, do filme Os Muppets.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: