Topo

Estudar sozinho ou em grupo – Qual a melhor opção – Veja as dicas

Comente

Em um mundo cada vez mais aguerrido, estar sempre em busca de crescimento intelectual, seja objetivando melhores resultados em concursos públicos, ou tão somente ter um diferencial competitivo no mercado de trabalho, se tornou, de fato, uma necessidade e, diante disso, existem sempre dúvidas em relação às melhores maneiras de estudar.

Geralmente as dúvidas relacionadas ao estudo são relativas ao tipo de conteúdo, a metodologia a ser adotada, ou mesmo se é preferível estudar em grupo ou sozinho, sendo essa última dúvida a razão deste artigo, no qual falaremos de alguns pontos que devem ser considerados para elucidar a mesma.

Estudar sozinho ou em grupo – Qual a melhor opção – Veja as dicas

estudar-sozinho-ou-em-grupo

Perfil do estudante

Antes de tomar uma decisão quanto a estudar ou não sozinho, é importante fazer uma auto avaliação a fim de descobrir qual é seu tipo de perfil, existem pessoas que não conseguem se concentrar a níveis eficientes quando não há silêncio, ainda que o barulho seja relacionado à atividade em questão, por outro lado, existem indivíduos que tendem a ser mais produtivos quando não estão sozinhos, sob o argumento de que não conseguem produzir sozinhos.

Perfil dos companheiros

Após a avaliação do perfil do estudante, caso o mesmo siga interessado na ideia de estudo em grupo, o passo seguinte é avaliar quem serão os parceiros de estudo que irão compor o grupo. É necessário, antes de qualquer coisa, que os envolvidos possuam o mesmo nível de comprometimento e, eventualmente, mesmo nível de conhecimento para que ninguém se sinta prejudicado ou explorado por saber mais que os companheiros.

Na escolha dos parceiros de estudo é necessário, ainda, avaliar quais são os comportamentos dos envolvidos, algumas pessoas preferem estudar ouvindo músicas, outras acham extremamente improdutivo quaisquer tipos de ruídos.

 Horários de estudo e responsabilidades

Avaliados os perfis, tanto dos companheiros quanto o próprio, é hora de definir os horários de estudo que seja conveniente ao grupo. Nenhum dos envolvidos pode ser prejudicado com os horários, é também nesse momento que precisam ser delegadas as responsabilidades de cada um quanto à junção de materiais, bem como a metodologia de estudo a ser usada em favor do conjunto.

Ao analisar os passos descritos nesse artigo, certamente o leitor terá uma nova visão e poderá fazer a escolha mais adequada em relação a estudar sozinho ou em grupo.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: