Topo

4 coisas fundamentais para quem vai prestar concurso público pela 1ª vez

Comente

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muita gente acaba encontrando nos concursos públicos uma oportunidade viável para começar ou desenvolver a carreira. O problema, porém, é que pra quem vai pleitear vaga pela primeira vez em um concurso, as coisas podem não ser tão simples quanto parecem.

Isso porque o candidato vai concorrer na maioria das vezes com concurseiros tarimbados, que carregam consigo certa bagagem e, portanto, já têm uma bela noção do que fazer para aumentar as chances de sucesso nas avaliações.

Em todo caso, esse cenário aparentemente adverso não pode desmotivar os novatos. Em vez disso, deve despertá-los para o fato de que será preciso adquirir conhecimento avançado para equiparar as chances frente aos concorrentes.

Sabendo disso, e com a intenção de ajudar os candidatos que estão prestes a iniciar o período de preparação para concursos, decidimos então apresentar a seguir um conjunto de dicaa inspiradas na opinião de especialistas e que são indispensáveis para o concurseiro iniciante. Confira!

Passos importantes para todo concurseiro de primeira viagem

Passos importantes para todo concurseiro de primeira viagem

Escolha da carreira

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”, já dizia a célebre frase eternizada por Lewis Carrol. Essa é uma grande verdade que deve ser levada para a vida. Por isso mesmo, antes de escolher aleatoriamente um concurso público, o candidato deve definir um plano de carreira que seja tangível e possa lhe proporcionar satisfação no exercício do dever.

Especialistas consideram que nesse momento é preciso basear as escolhas em critérios como: a afinidade com o cargo pretendido inicialmente, o interesse pela instituição que pode oferecer as vagas e a capacidade que ela tem de atender o plano de carreira pretendido.

Os objetivos da carreira podem ser desde satisfação profissional até a recompensa salarial. Uma vez definido isso, o concurseiro não perderá tempo prestando todo tipo de prova que aparece.

Leitura do edital e tudo o que for possível sobre concursos anteriores

Após escolher o caminho a ser trilhado, é preciso sair em busca de informações pontuais e o máximo possível de conteúdo relacionado aos concursos que podem atender os interesses pré-definidos.

Nesse processo o concurseiro pode e deve procurar por provas antigas dos concursos pretendidos e analisar cuidadosamente cada detalhe do edital mais recente. Tudo isso será importante para a fase de preparação para a prova.

Leia também:

Plano de estudos

Plano de estudos

Uma vez ciente de tudo o que é preciso estudar para o concurso pretendido (ou os concursos pretendidos), é hora de esboçar a estratégia que será utilizada nos estudos, o que inclui a rotina de aprendizado até a antevéspera do dia de prova (especialistas recomendam que a véspera do dia da prova seja usado para descanso ou entretenimento leve).

Nesse momento cabe ao candidato a definição da quantidade de horas necessárias (por dia e por semana) para a preparação, os melhores livros para o aprendizado de cada disciplina, e eventualmente, as melhores opções de cursos preparatórios, sobre o que falamos no tópico seguinte.

Curso preparatório

Esse critério não é regra, afinal, existem milhares de concurseiros que se saíram bem estudando sozinhos. Mas para o candidato iniciante, a oportunidade de contar com o auxílio de professores especializados em concursos pode ser bastante atraente, até porque, os profissionais da área tendem a conhecer muitos atalhos para o sucesso em uma prova.

Caso opte por seguir adiante com um curso preparatório, o estudante terá que definir se a melhor opção é procurar aulas no ambiente online ou em estabelecimentos físicos. Há prós e contras de ambos os lados.

Por um lado, os cursos online oferecem comodidade e são mais baratos, em contrapartida dão menos espaço para o esclarecimento de dúvidas. Por outro lado, as aulas presenciais oferecem um acompanhamento mais personalizado, sendo, no entanto, mais caras. A escolha fica a critério de cada um.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: