Topo

5 métodos científicos para estudar e ser aprovado em concursos

Comente

Para que as pessoas sejam aprovadas em concurso, não adianta inventar muito. É realmente preciso enfiar a cara nos livros e estudar muito, especialmente para aquelas vagas mais concorridas. Mas existem diversos métodos estudados ao longo da história pela ciência que permite com que os alunos tenham mais chances de ser aprovados, ou pelo menos estudem de uma forma mais adequada. 

5 métodos científicos para estudar e ser aprovado em concursos

Confira alguns métodos científicos que podem ser adotados durante o período de estudos para concursos. 

Método Cornell

Essa foi uma metodologia criada na década de 1940 e consiste em dividir as páginas de anotações em três seções. A primeira anota as principais ideias da aula ou do texto. A segunda resume o conteúdo e a terceira anota perguntas que podem surgir sobre o conteúdo. O resultado acaba se tornando um fechamento completo e eficiente do conteúdo que foi visto, e torna o material muito interessante quando o estudante precisa rever aqueles tópicos. 

PDCA 

Veja também:

Este é um método que costuma ser utilizado para gerir empresas. Mas a metodologia também pode ser adaptada para aqueles estudantes que estão se preparando para enfrentar um concurso. A metodologia prevê um planejamento com um macro cronograma de tudo o que irá fazer ao longo do período, levando em consideração até a data da prova. Depois, a metodologia precisa ir sendo revista e adaptada ao longo do período de testes, para que a preparação seja condizente com a realidade. 

Método Kaban

Outro método que foi adaptado diretamente do mundo dos negócios, e que acabou se tornando bastante comum entre empresas japonesas. Para isso, é recomendado ter um quadro sempre disponível. Divida o espaço em três colunas: As colunas são divididas em “para fazer”, “fazendo” e “feito”. Você aplica para as suas demandas de estudo. Kaban significa “cartão” e na técnica original são colocados os cartões de tarefas nas colunas conforme o andamento de um processo – no seu caso, um processo de estudo.

Método Robinson 

Este método é composto pelas respectivas palavras: Survey (Examine), Question (Questione), Read (Leia), Recite (Recite) e Review (Revise). Para cada demanda, é possível seguir um roteiro específico e criar uma rotina completa de estudos. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: